É a celebração da vida de Jesus Cristo ao longo de um ano. A cada ano os
cristãos revivem as etapas mais importantes da vida de Nosso Senhor: Seu
nascimento, a morte, ressurreição, ascensão e o envio do Espírito Santo... No
ano civil nos orientamos pelas estações (primavera, verão…), pelas festas
cívicas (carnaval, Tiradentes, independência…). No Ano Litúrgico, nossa
caminhada é de Fé, marcada pelos momentos fortes da vida do Senhor.
O povo da primeira Aliança, o povo Judeu,
também tinha (e tem) seu Ano Litúrgico. A expressão “ANO LITÚRGICO” começou a
ser usado no Século XIX, quando surgiu o movimento litúrgico Efetivado com o
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, antes de se chamar “Ano Litúrgico” recebera
outros nomes, por exemplo: “Ano da Igreja” e “Ano Cristão”.
COMO SE DIVIDE O ANO LITÚRGICO?
Sendo a celebração da vida de Nosso Senhor ao longo
de um ano, o “Ano Litúrgico” tem etapas:
Há dois modos de perceber a
organização do Ano Litúrgico:
a) O primeiro se caracteriza por Ciclos
CICLO– é um período em que ocorrem fatos
históricos importantes a partir de um acontecimento, seguindo uma determinada
evolução.
1º. – O primeiro fato histórico
importante da vida de nosso Salvador é seu nascimento, o Natal. Portanto, Ciclo do Natal. O fato mais importante
está cercado de outros acontecimentos que o precedem e o seguem. Dessa forma, o
Ciclo do Natal está composto da seguinte forma:
Advento;
Natal
(com oitava);
Sagrada
família;
Festa
da Mãe de Deus;
Epifania;
e
Batismo
do Senhor.
2º. – O segundo fato histórico
importante é a PÁSCOA. Temos, portanto, o Ciclo
da Páscoa, assim formado:
Quaresma;
Semana
Santa;
Tríduo
Pascal;
Páscoa
(com oitava);
Domingo
da Páscoa (Ascensão); e
Pentecostes.
3º. – Temos, ainda, o período mais
longo do ano, com 34 domingos, chamado de TEMPO COMUM
b) Outro modo de perceber a organização do Ano Litúrgico, é por TEMPOS:
TEMPO DO ADVENTO –4 (quatro)
domingos antes do Natal.
TEMPO
DO NATAL – Até o Batismo do Senhor.
TEMPO DA QUARESMA –5 (cinco)
domingos, mais Semana Santa.
TEMPO
PASCAL – Da Páscoa até Pentecostes.
TEMPO COMUM –34 (trinta e
quatro) domingos, assim distribuídos: Da festa do Batismo do Senhor até o
inicio da Quaresma; e de Pentecostes até o 34º Domingo.
QUANDO COMEÇA E QUANDO TERMINA O ANO LITÚRGICO?
O Ano Litúrgico não segue o calendário civil – começa antes e, portanto,
termina antes. Sendo celebração da vida de Nosso Senhor ao longo de um ano, é
lógico começar pela preparação ao seu Nascimento.
O primeiro domingo do Advento marca o inicio do Ano Litúrgico e,
consequentemente, a última semana do Tempo Comum é também a última semana do
Ano Litúrgico. No 34º domingo do Tempo Comum, celebra-se, todos os anos, a
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. É a coroa do Ano
Litúrgico que parte da “Encarnação e termina com a Glorificação”.
DOMINGO
O cristão, à semelhança dos Judeus
consagrou um dia por semana À celebração dos seus mistérios, a escolha recaiu
sobre o 1º. dia da semana, Dia da Ressurreição do Senhor. A Eucaristia é a
celebração do domingo.
OS CICLOS DO ANO LITURGICO
a) TEMPO DO ADVENTO: Sendo um tempo de
preparação para o Natal, é também um tempo, em que, por lembrança, os cristãos
voltam os seus corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo, no fim
dos tempos. Esse tempo começa no dia 30 de novembro ou no domingo mais próximo.
Principais Personagens:
Profeta Isaias – Nos quatro domingos do
Ano A, nos dois primeiros do Ano B.
João Batista – O Precursor aparece como
figura central nos Evangelhos no 2º e 3ºdomingos dos Anos A, B e C.
José– O Novo Testamento fala
pouco de José, esposos de Maria. Falando pouco, talvez queira expressar o
caráter humilde e obediente desse homem de Deus.
Maria– foi a mais fiel
colaboradora de Deus no seu Projeto de Salvação. Ela ocupa o espaço central nos
Evangelhos do 4º domingo dos Anos A, B e C.
Observação:
Não se deve esquecer que dentro do ADVENTO, há duas comemorações de Maria: 08
de dezembro – Imaculada Conceição e 12 de dezembro – N. Sª de Guadalupe.
* No Brasil, se cair no domingo a Solenidade da
Imaculada Conceição tem precedência sobre aquele domingo.
b) TEMPO DO
NATAL: Celebra o mistério da encarnação de Jesus, que edificou sua tenda
entre nós. Começa nas vésperas do Natal, indo até o domingo depois da Epifania
(ou domingo depois do dia 06 de janeiro). No domingo depois da Epifania,
celebra-se o Batismo do Senhor.
c) TEMPO DA QUARESMA: Visa preparar a
celebração da Páscoa. Convida-nos para a Oração, o Jejum e a Esmola. Inicia-se
na quarta-feira de Cinzas até a quinta-feira da Semana Santa.
d) TRÍDUO
PASCAL: Celebra a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Começa na
quinta-feira até sábado da Vigília Pascal, mãe de todas as Vigílias, porque
celebra a Ressurreição de Jesus.
e) TEMPO
PASCAL: Os cinqüenta dias entre o domingo da Ressurreição e domingo de
Pentecostes. Esses dias têm que ser celebrados como se fosse um só dia de
festa, um grande domingo.
f) TEMPO COMUM: É o mais longo tempo de
celebrações litúrgicas são 33 ou 34 semanas que não se celebram nenhum aspecto
especial do Mistério de Cristo. O Tempo Comum começa na segunda-feira que segue
o domingo do dia 06 de janeiro e se estende até a terça-feira antes da
Quaresma; recomeça na segunda-feira depois do domingo de Pentecostes e termina
antes doas primeiras vésperas do 1º domingo do Advento.
CORES LITÚRGICAS
BRANCA:
Simboliza vitória, paz, alegria e pureza. É usado: no Tempo Pascal e do Natal,
nas Festas e memórias do Senhor (exceto na Paixão), nas festas e memórias da
Virgem Maria, dos Santos Anjos e dos Santos (não sendo Mártires), na festa de
Todos os Santos, São João Batista, São João Evangelista, Cátedra de Pedro,
conversão de Pedro.
VERMELHO: Simboliza o fogo, sangue, amor divino,
martírio. É usado: Domingo da Paixão (Ramos), Sexta-feira Santa, no domingo de
Pentecostes, nas festas dos Apóstolos, Evangelistas e Santos Mártires.
ROXO: Simboliza a penitência, a
expectativa. É usado na Quaresma, Advento. Pode ser usado nas Missas pelos
mortos (antigamente usava-se Estola Preta).
VERDE: É a cor da esperança. É usada nas
Missas do Tempo Comum.
ROSA: Simboliza alegria. Pode ser usada no terceiro
domingo do Advento e no quarto domingo da Quaresma.
Referências:
BORTOLINI,
José. Advento e Natal. (Coleção Por que Creio). São Paulo: Paulus.
BORTOLINI,
José. Quaresma, Páscoa e Pentecostes. (Coleção Por que Creio). São Paulo:
Paulus.
BORTOLINI,
José. Tempo Comum. (Coleção Por que Creio). São Paulo: Paulus.
BORTOLINI,
José. Tire suas Dúvidas sobre Bíblia. São Paulo: Paulus.
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