segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O QUE É "ANO LITÚRGICO"?

É a celebração da vida de Jesus Cristo ao longo de um ano. A cada ano os cristãos revivem as etapas mais importantes da vida de Nosso Senhor: Seu nascimento, a morte, ressurreição, ascensão e o envio do Espírito Santo... No ano civil nos orientamos pelas estações (primavera, verão…), pelas festas cívicas (carnaval, Tiradentes, independência…). No Ano Litúrgico, nossa caminhada é de Fé, marcada pelos momentos fortes da vida do Senhor.

O povo da primeira Aliança, o povo Judeu, também tinha (e tem) seu Ano Litúrgico. A expressão “ANO LITÚRGICO” começou a ser usado no Século XIX, quando surgiu o movimento litúrgico Efetivado com o CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, antes de se chamar “Ano Litúrgico” recebera outros nomes, por exemplo: “Ano da Igreja” e “Ano Cristão”.

COMO SE DIVIDE O ANO LITÚRGICO?

Sendo a celebração da vida de Nosso Senhor ao longo de um ano, o “Ano Litúrgico” tem etapas:

Há dois modos de perceber a organização do Ano Litúrgico:

a) O primeiro se caracteriza por Ciclos

CICLO– é um período em que ocorrem fatos históricos importantes a partir de um acontecimento, seguindo uma determinada evolução.

1º. – O primeiro fato histórico importante da vida de nosso Salvador é seu nascimento, o Natal. Portanto, Ciclo do Natal. O fato mais importante está cercado de outros acontecimentos que o precedem e o seguem. Dessa forma, o Ciclo do Natal está composto da seguinte forma:

Advento;
Natal (com oitava);
Sagrada família;
Festa da Mãe de Deus;
Epifania; e
Batismo do Senhor.

2º. – O segundo fato histórico importante é a PÁSCOA. Temos, portanto, o Ciclo da Páscoa, assim formado:

Quaresma;
Semana Santa;
Tríduo Pascal;
Páscoa (com oitava);
Domingo da Páscoa (Ascensão); e
Pentecostes.

3º. – Temos, ainda, o período mais longo do ano, com 34 domingos, chamado de TEMPO COMUM

b) Outro modo de perceber a organização do Ano Litúrgico, é por TEMPOS:

TEMPO DO ADVENTO –4 (quatro) domingos antes do Natal.

TEMPO DO NATAL – Até o Batismo do Senhor.

TEMPO DA QUARESMA –5 (cinco) domingos, mais Semana Santa.

TEMPO PASCAL – Da Páscoa até Pentecostes.

TEMPO COMUM –34 (trinta e quatro) domingos, assim distribuídos: Da festa do Batismo do Senhor até o inicio da Quaresma; e de Pentecostes até o 34º Domingo.

QUANDO COMEÇA E QUANDO TERMINA O ANO LITÚRGICO?

O Ano Litúrgico não segue o calendário civil – começa antes e, portanto, termina antes. Sendo celebração da vida de Nosso Senhor ao longo de um ano, é lógico começar pela preparação ao seu Nascimento.

O primeiro domingo do Advento marca o inicio do Ano Litúrgico e, consequentemente, a última semana do Tempo Comum é também a última semana do Ano Litúrgico. No 34º domingo do Tempo Comum, celebra-se, todos os anos, a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. É a coroa do Ano Litúrgico que parte da “Encarnação e termina com a Glorificação”.

DOMINGO

O cristão, à semelhança dos Judeus consagrou um dia por semana À celebração dos seus mistérios, a escolha recaiu sobre o 1º. dia da semana, Dia da Ressurreição do Senhor. A Eucaristia é a celebração do domingo.

OS CICLOS DO ANO LITURGICO

a) TEMPO DO ADVENTO: Sendo um tempo de preparação para o Natal, é também um tempo, em que, por lembrança, os cristãos voltam os seus corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo, no fim dos tempos. Esse tempo começa no dia 30 de novembro ou no domingo mais próximo.

Principais Personagens:

Profeta Isaias – Nos quatro domingos do Ano A, nos dois primeiros do Ano B.

João Batista – O Precursor aparece como figura central nos Evangelhos no 2º e 3ºdomingos dos Anos A, B e C.

José– O Novo Testamento fala pouco de José, esposos de Maria. Falando pouco, talvez queira expressar o caráter humilde e obediente desse homem de Deus.

Maria– foi a mais fiel colaboradora de Deus no seu Projeto de Salvação. Ela ocupa o espaço central nos Evangelhos do 4º domingo dos Anos A, B e C.

Observação: Não se deve esquecer que dentro do ADVENTO, há duas comemorações de Maria: 08 de dezembro – Imaculada Conceição e 12 de dezembro – N. Sª de Guadalupe.

* No Brasil, se cair no domingo a Solenidade da Imaculada Conceição tem precedência sobre aquele domingo.

b) TEMPO DO NATAL: Celebra o mistério da encarnação de Jesus, que edificou sua tenda entre nós. Começa nas vésperas do Natal, indo até o domingo depois da Epifania (ou domingo depois do dia 06 de janeiro). No domingo depois da Epifania, celebra-se o Batismo do Senhor.

c) TEMPO DA QUARESMA: Visa preparar a celebração da Páscoa. Convida-nos para a Oração, o Jejum e a Esmola. Inicia-se na quarta-feira de Cinzas até a quinta-feira da Semana Santa.

d) TRÍDUO PASCAL: Celebra a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Começa na quinta-feira até sábado da Vigília Pascal, mãe de todas as Vigílias, porque celebra a Ressurreição de Jesus.

e) TEMPO PASCAL: Os cinqüenta dias entre o domingo da Ressurreição e domingo de Pentecostes. Esses dias têm que ser celebrados como se fosse um só dia de festa, um grande domingo.

f) TEMPO COMUM: É o mais longo tempo de celebrações litúrgicas são 33 ou 34 semanas que não se celebram nenhum aspecto especial do Mistério de Cristo. O Tempo Comum começa na segunda-feira que segue o domingo do dia 06 de janeiro e se estende até a terça-feira antes da Quaresma; recomeça na segunda-feira depois do domingo de Pentecostes e termina antes doas primeiras vésperas do 1º domingo do Advento.

CORES LITÚRGICAS

BRANCA: Simboliza vitória, paz, alegria e pureza. É usado: no Tempo Pascal e do Natal, nas Festas e memórias do Senhor (exceto na Paixão), nas festas e memórias da Virgem Maria, dos Santos Anjos e dos Santos (não sendo Mártires), na festa de Todos os Santos, São João Batista, São João Evangelista, Cátedra de Pedro, conversão de Pedro.

VERMELHO: Simboliza o fogo, sangue, amor divino, martírio. É usado: Domingo da Paixão (Ramos), Sexta-feira Santa, no domingo de Pentecostes, nas festas dos Apóstolos, Evangelistas e Santos Mártires.

ROXO: Simboliza a penitência, a expectativa. É usado na Quaresma, Advento. Pode ser usado nas Missas pelos mortos (antigamente usava-se Estola Preta).

VERDE: É a cor da esperança. É usada nas Missas do Tempo Comum.

ROSA: Simboliza alegria. Pode ser usada no terceiro domingo do Advento e no quarto domingo da Quaresma.




Referências:
BORTOLINI, José. Advento e Natal. (Coleção Por que Creio). São Paulo: Paulus.
BORTOLINI, José. Quaresma, Páscoa e Pentecostes. (Coleção Por que Creio). São Paulo: Paulus.
BORTOLINI, José. Tempo Comum. (Coleção Por que Creio). São Paulo: Paulus.
BORTOLINI, José. Tire suas Dúvidas sobre Bíblia. São Paulo: Paulus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário