domingo, 12 de fevereiro de 2012

O Milagre da cura, como acontece?

O Evangelho apresenta vários leques para poder abordar, escolhemos a explicação da compreensão do milagre já que é uma temática que vai continuar aparecendo na vida pública de Jesus e também culturalmente este conceito leva a uma visão religiosa discutível e com consequências que propiciam uma mentalidade de medo, uma magia que parece não acontecer nunca.

Finalmente nos colocamos a acompanhar a Jesus e seus discípulos, a observar seu agir, e seus gestos e pedimos poder viver mais o que contemplamos neste quadro de extrema beleza de comunicação de Jesus com essa mulher doente.

Os doentes formavam outro grande grupo de marginalizados. Além de excluídos do dom da saúde, também o eram do acesso a ela. Considerados impuros e pecadores pelos agentes religiosos, os sacerdotes e doutores da lei, muitos doentes recebiam como explicação teológica de sua doença ou a possessão por um espírito maligno ou o castigo de Deus por algum pecado pessoal ou dos antepassados (Jo 9, 1-2). Não podiam entrar no Templo, eram excluídos do encontro com o próprio Deus.

Jesus é aquele que, em qualquer lugar, a qualquer hora, liberta as pessoas de qualquer alienação e de tudo o que as impede de ter vida plena.

Há pessoas que se perdem na superfície do milagre e esquecem de buscar o essencial e válido para todos os tempos. Por exemplo, o exorcismo. No tempo de Jesus, o demônio (ou espírito mau ou espírito impuro) era tudo o que impedia a pessoa de ser ela mesma.

No mundo cultural ocidental, o milagre é visto como um acontecimento portentoso, que interrompe as leis da natureza, e só pode ser atribuído a Deus. Nesta perspectiva a natureza é considerada um sistema fechado: só em casos excepcionais Deus intervém na ordem desse mundo por ele criado. Parece que o mundo já está pronto e Deus faz uma intervenção um pouco mágica.

A visão dos judeus era bastante diferente. Para eles, o mundo criado como o ser humano, estão continuamente abertos à ação divina criadora e salvadora. Tanto a natureza quanto a história estão sempre abertas à intervenção de Deus. Em consequência os milagres não eram interpretados como interrupções das leis da natureza. Milagre era toda comunicação de presença vivificadora e libertadora de Deus, mas sempre uma comunicação feita com poder. Esta é a maneira de agir Jesus.

Nas pregações dos milagres de Jesus não se continua passando hoje esta visão? Lembre-se de algum programa de TV, novelas que alimentam esta visão e tire ás consequências

Agora se podemos adentrar-nos na comunicação de Jesus com a sogra de Pedro, entrar na casa junto com seus discípulos e contemplar os gestos e palavras de Jesus com aquela mulher idosa e doente.

Jesus, um homem que escuta, vá ao encontro, toca, se comunica, coloca toda sua atenção na comunicação de vida com essa mulher necessitada. Fixemos nossa atenção nos verbos deste trecho bíblico, e aí conheceremos mais o coração de Jesus, sua vida que vai além dos esquemas dessa época.

Todas as ações de Jesus manifestam como ele se debruça para comunicar vida, liberdade, para integrar logo, a mulher ao seu ambiente, se preocupa das necessidades básicas, pede comida para ela.

Esse se doar por inteiro com gestos e palavras, sendo sensível aos mais necessitados no dia a dia é uma proposta revolucionária já que hoje os pobres, os doentes são utilizados para consumir os produtos de oferta, gerando muitas vezes uma mentalidade de alienação e não de gratuidade e liberdade.

Diante das pessoas necessitadas, qual é a minha atitude? Percebo que a existência da pobreza muitas vezes, é lucro para alguns?


Referências:
BORTOLINI, José. Tire suas dúvidas sobre Bíblia. 7.ed. São Paulo: Paulus, 2005.
GALDINO FELLER, Vitor. A Revelação de Deus a partir dos excluídos. São Paulo: Paulus, 1995.
GARCIA RUBIO, Alfonso. O Encontro com Jesus Cristo Vivo. Um ensaio de cristologia para nossos dias. 8ed. São Paulo: Paulinas, 2001.

Fonte: http://www.ihu.unisinos.br/espiritualidade/comentario-evangelho/500137-domingo-8-de-fevereiro-evangelho-segundo-marcos-129-39

Nenhum comentário:

Postar um comentário