quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre



A fé e a designação Nossa Senhora dos Navegantes, tem início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção a Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.
Nossa Senhora dos Navegantes é também conhecida pelo nome de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança.

A devoção à Senhora dos Navegantes chegou a Porto Alegre em 1869, trazida pelo clero baiano da comitiva do Bispo Dom Sebastião Dias Laranjeira, e sua imagem foi encomendada ao escultor João Fonseca Lapa, da Vila Nova de Gaia, Portugal, pelos portugueses João José de Farias, Joaquim Assunção, Antônio Campos e Francisco Lemos Pinto.
A imagem foi primeiramente instalada na Capela do Bom Fim em 1871, sendo então benta, mas logo em seguida foi levada em procissão até a Capela do Menino Deus, onde ficou por alguns anos até a construção do seu templo próprio.

Em 21 de janeiro de 1875 Margarida Teixeira de Paiva doou um terreno, no fim do Caminho Novo, hoje a Rua Voluntários da Pátria, para construção do primeiro templo dedicado à Senhora dos Navegantes. Poucos dias depois, uma provisão episcopal autorizou a construção de uma capela, que foi erguida em madeira.
Contudo, de início os portugueses proprietários da imagem não consentiram com a sua remoção da Capela do Menino Deus, e ela passou para os cuidados da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, até que houve um acordo e, então, a imagem foi levada em procissão fluvial à sua nova casa. Esta primeira capela foi destruída pelo fogo e, em 1896, foi erguida outra no mesmo lugar, já de alvenaria e, no ano seguinte, foi promovida a sede do curato. Esta segunda capela também foi consumida pelas chamas em 21 de dezembro de 1910, junto com a antiga imagem da padroeira e os arquivos eclesiásticos, salvando-se apenas o cálice da comunhão e o bastão do juiz.

Novamente a comunidade reergueu o local de culto, agora ampliado, terminado em 1912 e inaugurado solenemente em 23 de março de 1913, com uma estátua da Virgem feita à semelhança da que se perdera no incêndio, também obra de João A. Lapa.
Em 28 de junho de 1919 o curato foi elevado à paróquia. Em 1935 o templo passou por obras de ampliação, adicionando-se naves laterais e reformando-se a decoração, com as obras sendo concluídas em 1945. Em agosto de 2004 o piso foi restaurado.

O edifício tem um estilo neogótico simplificado, com torre única centralizada e duas naves laterais com uma série de arcobotantes, pequenos pináculos e pilastras destacadas no exterior. Sobre a porta de entrada existe um baixo-relevo com a imagem da Santa salvando náufragos.
No interior as três naves são decoradas com simplicidade, destacando-se, porém um grande crucifixo à esquerda da entrada, o gracioso coro, a bela série de vitrais com figuras diversas nas janelas e a imagem da Padroeira no altar-mor, que é um fino exemplar de escultura sacra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário