sábado, 30 de julho de 2011

As 3 dimensões do Dízimo


O dízimo é a retribuição a Deus de uma parte de tudo o que Ele nos dá.
O dízimo contempla estas 3 dimensões:

01- Dimensão religiosa: o dízimo deve suprir com recursos, todas as necessidades direta ou indiretamente ligadas ao culto e aos seus ministros. Gastos com o templo - construção e manutenção, salário do padre e dos funcionários, encargos, energia elétrica, água, telefone, impressos, paramentos litúrgicos, velas, vinho, hóstias, equipamentos de som e audiovisuais, etc.

02- Dimensão social: o dízimo deve suprir as necessidades dos irmãos mais necessitados da comunidade, atendidos pelas pastorais sociais. As nossas pastorais sociais cuidam da promoção do ser humano e neste seu trabalho de misericórdia e compaixão resgatam a dignidade dos irmãos assistidos.

03- Dimensão missionária: o dízimo deve sustentar financeiramente as ações de evangelização da comunidade exercidas dentro e fora do território da paróquia. Nesse mesmo compromisso de fidelidade a Deus, somos convocados a proclamar o Evangelho a todos os povos.

2 comentários:

  1. samos da pastora do dizimo da comunidade de everett nos Estados unidos da amrrica . estamos estudando para melhorar os conhecimentos sobre o dizimo para podermos passar para a nassa comunidade aqui muito obrigado pela sua ajudo

    ResponderExcluir
  2. nome:Antonio Estrela de sousa, sou da Pastoral do Dizomo icadade de Mombaca-ce
    estamos fazendo trabalhos missionarios passando em casa em casa evangelizando sobre o DIZIMO e estamos tendo um resultado positivo.fique com DEUS, obrigado SR. por este momento

    ResponderExcluir