sexta-feira, 11 de março de 2011

Amigos da Bíblia 3

A formação do Novo Testamento

O Novo Testamento não nasceu pronto, nem sequer se formou no tempo de Jesus. Os apóstolos que conviveram com Jesus não possuíam livros. Eles liam o Antigo Testamento, mas do Novo Testamento nada estava escrito. Ninguém fez atas durante a vida de Jesus. Ou melhor, enquanto Jesus vivia em Nazaré e depois quando se tornou missionário ambulante, as pessoas não viam nele o Deus feito homem. Viam algo de especial nele, mas nem mesmo os apóstolos tinham certeza de que Jesus fosse Deus. Isto se percebe quando os apóstolos se frustram diante da morte de Jesus.

Com a paixão, morte e ressurreição de Jesus uma luz é projetada sobre os seguidores do divino mestre. Com o pentecostes, a vinda do Espírito Santo, aos poucos, os apóstolos começam a entender a pessoa de Jesus Cristo e a assumir seu papel de testemunhar Jesus, sua vida, sua pregação e principalmente a sua ressurreição. Passam então a anunciar Jesus aos povos. Mas até então, a vida de Jesus não tinha sido escrita ainda. Também não era necessário, pois os apóstolos que conviveram com Jesus não precisavam de livros para pregar. Tinham sua memória. Podiam anunciar o que eles mesmos presenciaram, ou melhor, testemunhavam Jesus diante dos povos. Assim se formou um testemunho transmitido através da tradição oral. Ou seja, o Novo Testamento, antes de ser um livro, era a ação de Jesus Cristo com seu povo, depois transmitido e testemunhado como tradição oral durante décadas.

Os primeiros livros escritos

Alguns anos depois da paixão, morte e ressurreição de Jesus aconteceu a conversão de um fervoroso fariseu: Saulo que depois passa a se chamar de Paulo. Este ardoroso apóstolo iniciou a pregação do evangelho fora de Israel. Paulo ia às cidades, anunciava o evangelho e formava comunidades e depois partia para outras cidades. As comunidades recém-convertidas não estavam maduras para caminhar com suas próprias pernas. Quando surgiam problemas Paulo lhes escrevia cartas (epístolas). Assim, por volta de 48 ele escreveu a Primeira Carta aos Tessalonicenses (1º documento escrito do Novo Testamento). Até aí pelo ano 63 ele escreveu todas as cartas paulinas.

Por volta do ano 70 a maioria dos apóstolos que conviveram com Jesus já estava morta e novos missionários estavam surgindo. Foi então que Marcos escreveu o primeiro evangelho para preservar o testemunho dos apóstolos. Em 80 Mateus e Lucas pegaram o evangelho de Marcos e o reescreveram, completando-o e melhorando algumas partes. Estes três evangelhos chamam-se de sinóticos, pois têm uma mesma perspectiva. Lucas também escreveu Atos dos Apóstolos. Neste período também se escreve algumas das outras cartas: Tiago, Judas, 1 e 2 Pedro, Hebreus. Por volta de 90 João escreve o 4º evangelho. Alguém de seu grupo escreve, logo após, as três cartas e o Apocalipse.

Assim, ao terminar o primeiro século do cristianismo, o Novo Testamento, como livro, está pronto, mas ainda nem todos os livros são aceitos em todas as comunidades. Isto só acontece aí pelos anos 380.

Frei Bruno Glaab

Nenhum comentário:

Postar um comentário