terça-feira, 8 de março de 2011

Amigos da Bíblia 1

A Bíblia é o principal livro dos cristãos. Nele é que se baseia a nossa fé. Conhecemos Jesus Cristo através da Bíblia. Claro que também experimentamos Jesus Cristo na comunidade de fé, no testemunho, na oração, etc. Mas quem vai nos definir Jesus Cristo sempre será a Bíblia. Por isto, um cristão sem a leitura da Bíblia é como um caçador sem arma, ou um músico sem instrumento. Dito isto, não é necessário lembrar que a Bíblia deve ser o livro que nos acompanha diariamente. Sem a leitura da Bíblia nossa fé sempre será frágil, sem consistência.

A Carta aos Hebreus nos diz:

“Muitas vezes e de modos diversos falou Deus, outrora, aos Pais pelos profetas; agora, nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio de seu Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e pelo qual fez os séculos” (Hb 1,1-2).

Daí concluímos que Deus se revela a nós. Ele o fez, já no Antigo Testamento, através de Abraão, Moisés, através dos profetas, mas quando chegou a plenitude dos tempos, Deus se revelou na pessoa de Jesus Cristo (Novo Testamento). Ou seja, em Jesus Cristo encontramos a plenitude da revelação. Tudo aquilo que nós precisamos saber sobre os planos de Deus, nós o encontramos em Jesus Cristo. O que não encontramos em Jesus Cristo, não é de nosso real interesse. Em Jesus Cristo Deus nos deu a conhecer seu plano salvífico de amor.

Mas como vamos conhecer Jesus Cristo, o Filho de Deus, portador da revelação de Deus?
Ora, a melhor maneira é conhece-lo na Bíblia. Principalmente no Novo Testamento. É no Novo Testamento que Jesus Cristo é apresentado em diversas cores. Marcos o apresenta de um jeito, Mateus e Lucas o reinterpretam, cada qual para sua comunidade. João tem outra cristologia de Marcos, Mateus e Lucas. Assim também Paulo e os demais escritores do Novo Testamento. Mas em algo todos são unânimes:
Jesus é a revelação do Pai. Ele é o caminho que conduz ao Pai.

Hoje existem pessoas mal informadas que buscam curiosidades na Bíblia. Querem saber segredos sobre o fim do mundo, sobre guerras, catástrofes, etc. Porém, Jesus não veio satisfazer curiosidades de ninguém. Ele veio instaurar o Reino de Deus e revelar o que Deus quer de cada filho e filha. Então busquemos na Bíblia o alimento sólido de nossa fé, para que Jesus Cristo não seja desfigurado.

A leitura da Bíblia é como o alimento cotidiano. Se faltar, tornamo-nos fracos. Fracos, sucumbimos. Se sucumbirmos, nossa fé morrerá e se torna ineficaz. Para que Jesus Cristo seja o nosso vigor, para que possamos ser fiéis a Deus, leiamos a Bíblia todos os dias.

Frei Bruno Glaab

Nenhum comentário:

Postar um comentário