quarta-feira, 9 de março de 2011

Amigos da Bíblia 2

O que dizer de Maria?

A Bíblia é o livro base do cristão. Hoje, quando tantas doutrinas querem fazer a cabeça das pessoas, convém lembrar o que diz 2Tm 3, 16-17:

“Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra”.

- Toda Bíblia é inspirada por Deus. Embora tenham sido homens e mulheres que escreveram a Bíblia, eles não agiram apenas como seres humanos. Deus os inspirou para que sua obra não fosse apenas humana. A linguagem é humana, mas as verdades reveladas são divinas;

- Útil para instruir. Para que a nossa fé seja autêntica ela deverá se basear na Bíblia. ali está o fundamento de toda teologia.

- Para refutar e corrigir. Tantas falsas doutrinas permeiam o nosso mundo. Falsos valores impregnam a sociedade. A confusão é geral. Ás vezes não sabemos onde nos agarrar. Temos um caminho seguro. A Bíblia nos ensina a refutar e nos corrige. Por isto, diante de doutrinas, de filosofias, de teorias passageiras, está a Bíblia como caminho seguro para refutar os erros e corrigir os desvios. Importa deixa-la entrar em nossa vida, pela reflexão e pelo estudo.

- Para educar na justiça. Só seremos verdadeiramente justos quando agimos motivados pela Bíblia, ou seja, quando nos pautamos pelas palavras de Jesus Cristo. Se nossa justiça não se inspirar em Jesus Cristo, não será verdadeira justiça. Poderá bem ser justiça dos homens, mas não a justiça de Deus.

- A fim de que o homem de Deus seja perfeito. A perfeição do homem e da mulher são chega ao auge, quando se aproximam de Deus. O ser humano vem de Deus e somente em Deus realiza o seu fim último. Quem pautar sua vida por outros valores nunca atingirá a perfeição última. Fomos criados por Deus e para Deus. É nele que encontramos a perfeição. Ele nos ensina isto na Bíblia.

Para que de fato possamos ter uma fé verdadeira, livres dos desvios, maduros na justiça e perfeitos no amor, não podemos nos esquecer que há um caminho. Este caminho é a revelação de Deus que se dá de maneira privilegiada na Bíblia. Por isto mesmo, a Bíblia deve merecer um lugar de destaque em nossos lares e em nossa vida. Quem não lê a Bíblia corre o risco de se desviar das verdades de Deus. Será um guiado de outros, mas se estes outros que o guiam não forem verdadeiros, corre o risco de se desviar do caminho.

Frei Bruno Glaab

Nenhum comentário:

Postar um comentário