Cidade do Vaticano (RV) - Cresce a expectativa para a celebração na segunda-feira, 12, da Santa Missa na festividade de Nossa Senhora de Guadalupe, que será presidida por Bento XVI por ocasião do bicentenário de independência dos países latino-americanos.
A celebração, organizada pela Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), terá a presença de cardeais e bispos provenientes de todo o continente, além de personalidades políticas e diplomáticas. Antes da Missa, alguns jovens latino-americanos atravessarão a nave central da Basílica vaticana carregando as bandeiras dos países que compõem o continente, e homenagearão a imagem da Virgem de Guadalupe colocada aos pés do altar. A Rádio Vaticano transmitirá a Missa ao vivo a partir das 16h50 (13h50, horário de Brasília).
Sobre a importância deste evento, o Programa hispano-americano entrevistou o Secretário da CAL, Prof. Guzmán Carriquiry:
Prof. Carriquiry:– "É um grande gesto de afeto do Papa pela América Latina, de solicitude pastoral para com as Igrejas no continente. Certamente, a América Latina sofre com a chaga da violência, do narcotráfico, da desigualdade e dos ataques à família, mas não só: a América Latina vive também um momento propício de um grande crescimento econômico, de superação da pobreza, de um protagonismo renovado no cenário internacional."
Para Carriquiry, a Igreja na América Latina vive grandes desafios, mas o maior deles é dentro da própria Igreja: "O maior desafio é como acolhe, adere, celebra, vive e comunica o grande patrimônio de fé que a Providência de Deus deu aos povos da América Latina".
Nesse sentido, acrescenta o Professor,, a Missa de 12 de dezembro ajudará a realizar na vida "da nossa gente aquilo que confessamos através da fé, mas também através da experiência histórica e pessoal dos latino-americanos, ou seja, de que a Cristo se chega através de Maria".
Nossa Senhora de Guadalupe é a “Pedagoga” da fé, da inculturação da fé no coração dos nossos povos, concluiu Carriquiry, "e esta Missa será um chamado para todos os latino-americanos a reviver e atualizar a consciência da verdade, da dignidade e da beleza do ser cristão". (BF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário