sábado, 3 de dezembro de 2011

Campanha para a Evangelização - CE 2011: Gesto concreto de quem acolhe Aquele que veio curar nossos males

"Ele veio curar nossos males". Com essa afirmação, a Igreja do Brasil vem conclamar os cristãos a assumir a missão recebida no batismo: seguir fielmente a Jesus Cristo dando continuidade a sua obra evangelizadora. Instituída em 1997, durante a 35ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha para a Evangelização (CE) anseia ser inspiração para a tomada de consciência, a fim de gerar em cada cristão o comprometimento com a ação evangelizadora da igreja nos mais diversos contextos.

Realizada, anualmente, no período do Advento, a CE convida à reflexão sobre o Mistério da Encarnação, propondo na vivência das relações diárias a experiência dos valores evangélicos. De acordo com o padre José Adalberto Vanzela , o Advento é o momento de acolher o ‘Verbo que se fez carne e habitou entre nós', desse modo a CE deve ser compreendida como algo intimamente ligado ao mistério da encarnação que celebramos no Natal. "Este é o momento de vivenciarmos a encarnação do Evangelho na existência de todas as pessoas ", enfatiza.

Imbuída da missão de possibilitar sustentabilidade às obras de evangelização, a campanha surge com a finalidade de, além de relacionar o tempo do Advento com a missão evangelizadora da Igreja, mobilizar os fiéis para a responsabilidade de testemunhar os valores alicerçados em Jesus Cristo. Nesse sentido, o padre Luiz Carlos Dias destaca que os principais objetivos da CE são, sobretudo, mostrar a necessidade da participação de todos os batizados na ação evangelizadora; motivar para que os participantes das comunidades contribuam espiritual e materialmente para a manutenção da ação evangelizadora, dos projetos da CNBB, dos 17 Regionais e das Dioceses existentes em todo o Brasil.

A Campanha para a Evangelização, neste ano, vem trazer uma boa nova: O Filho de Deus que nos serviu encarnando-se entre nós, venceu todos os males e reina em todo o universo. Padre Luiz Carlos enfatiza que o tema precisa ser compreendido e para isso é necessário perceber que existe um esforço de integração entre as campanhas realizadas pela Igreja no Brasil (Campanha da Fraternidade (CF), Campanha para a Evangelização (CE) e Campanha Missionária (CM)). "O tema principal decorre do escolhido para a CF para o ano que se inicia com o Advento, normalmente definido pelos bispos do Conselho Episcopal de Pastoral, com anterioridade de dois anos", explica.

Ainda de acordo com padre Luiz Carlos, neste ano, o lema a nos iluminar, "Ele veio curar nossos males", foi escolhido em sintonia com o tema da CF 2012 - Saúde Pública" e objetiva sensibilizar os fiéis sobre a responsabilidade diante do sofrimento humano como elemento essencial para a realização do trabalho evangelizador, a fim de que, pela palavra, pela ação e pela doação pessoal e material, todos contribuam de maneira mais efetiva para a ação evangelizadora da Igreja.

"O tema do sofrimento, cujas causas podem ser várias, sobretudo o decorrente das enfermidades, é uma realidade fundamental para todos nós. Nosso Papa atual lembra que, ‘a grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento e com quem sofre '. E, numa cultura, como a atual, que impulsiona a sociedade na busca do bem estar e do prazer, o sofrimento tende a se tornar cada vez mais incompreensível e de difícil aceitação. A igreja precisa com o testemunho, apontar Aquele que pode curar nossos males. Eis uma boa notícia", declara o secretário.

Durante o tempo da CE, que inicia na solenidade de Cristo Rei e se estende até o terceiro domingo do Advento, as comunidades são convidadas a dialogar e refletir sobre a temática em foco, para que, motivados pela fé recebida e pela gratidão a Deus, este processo culmine na contribuição espontânea de cada cristão. Essa participação pode ser realizada de forma espiritual, ou seja, doando seu tempo para os serviços de evangelização ou financeiramente participando da coleta nacional que será realizada em todas as comunidades do Brasil nos dias 10 e 11 de dezembro de 2011.

O recurso obtido nesta coleta contribui diretamente na ação evangelizadora, sendo que do total arrecadado, 45% é destinado às dioceses com a finalidade de custear a ação evangelizadora local; 20% para os Regionais da CNBB, que são instâncias intermediárias com a missão de promover a articulação entre as dioceses, pastorais e movimentos presentes em suas realidades; e, por fim, 35% para o secretariado nacional de ação evangelizadora, situado em Brasília (DF). Esse recurso constitui o Fundo para a Evangelização que é administrado pela CNBB.

A participação à coleta nacional é um gesto concreto de adesão à CE e relacionada a experiências vivencias de doação pessoal ao serviço de evangelização das comunidades, transforma a construção do Reino em realidade palpável no cotidiano. Padre Luiz Carlos destaca que é preciso que não percamos de vista que este tempo nos anuncia a Encarnação do Verbo e, é propício para o encontro com Jesus Cristo em nossa história. E, lembra ainda, que as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora nos instiga a essa prática quando enfatiza "Nisto se manifesta nosso discipulado missionário: contemplemos Jesus Cristo presente e atuante em meio à realidade ".

Por fim, padre Luiz Carlos deixa a seguinte mensagem: "A participação na CE, com este propósito, é fundamentalmente para que todos os membros da grande comunidade dos discípulos de Jesus Cristo reconheçam-se, a partir do batismo, como participantes da missão da igreja; sintam-se responsáveis pela sua ação evangelizadora; mostrem a importância do Evangelho como critério para a superação dos principais problemas que angustiam a sociedade; colaborem com a missão evangelizadora da igreja: na doação de si e participando ativamente na vida da comunidade em alguma pastoral, movimento ou serviço eclesial e pela doação material".

  Texto publicado na Revista Família Cristã - Edição de Dezembro 2011
 
Daiane Bristot
Assessoria de Imprensa do Regional Sul 3 da CNBB
Integrante do Setor de Comunicação do CEBI
Coordenadora de Comunicação do Valor Humano - Espaço Terapêutico e Desenvolvimento Comportamental
Colaboradora da Revista Família Cristâ

Nenhum comentário:

Postar um comentário