quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

8 de Dezembro - Imaculada Conceição de Nossa Senhora

Hoje comemoramos a solenidade mais elevada, maior e mais preciosa da Igreja: a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, a Rainha de todos os Santos, a Mãe de Deus.

Esta solenidade remonta ao século VIII, no Oriente. No Ocidente, temos notícia desta festa desde o século IX, na Inglaterra e na Normandia. Nossa Senhora da Conceição é cultuada no mundo inteiro, especialmente no Brasil.

O dogma da Imaculada Conceição de Maria é um dos dogmas mais queridos ao coração do povo cristão. Os dogmas da Igreja são as verdades que não mudam nunca, que fortalecem a fé que carregamos dentro nós e que não renunciamos nunca.

A convicção da pureza completa da Mãe de Deus, Maria, ou seja, esse dogma foi definido em 1854 pelo Papa Pio IX, através da bula "Ineffabilis Deus", mas antes disso a devoção popular à Imaculada Conceição de Maria já era extensa.

A festa não existia oficialmente no calendário da Igreja. Os estudos e discussões teológicas avançaram através dos tempos sem um consenso positivo. Quem resolveu a questão foi um frade franciscano escocês e grande doutor em teologia, chamado Beato João Duns Scoto, que morreu em 1308. Na linha de pensamento de São Francisco de Assis, ele defendeu a Conceição Imaculada de Maria, como inicio do projeto central de Deus: o nascimento do seu Filho feito homem para a redenção da humanidade.

Transcorrido mais um longo tempo, a festa acabou sendo incluída no calendário romano em 1476. Em 1570 foi confirmada e formalizada pelo Papa Pio V, na publicação do novo ofício e, finalmente, no século XVIII, o Papa Clemente XI tornou-a obrigatória a toda a cristandade.

Quatro anos mais tarde, as aparições de Lourdes foram as prodigiosas confirmações dessa verdade, do dogma. De fato, Maria proclamou-se explicitamente com a prova de incontáveis milagres: "Eu sou a Imaculada Conceição".

O Brasil festeja, em princípios de dezembro, a festa da Imaculada Conceição, ou seja, o dia em que Maria, mãe de Jesus, teria nascido toda santa, isenta da mancha do pecado original. Essa data, dia santo em muitos lugares, está intimamente ligada à religiosidade lusitana, que costumava homenagear a mãe de Jesus, aquela que foi chamada pelo anjo Gabriel de a cheia de graça.

Muitos séculos antes da Igreja Católica proclamar o dogma da Imaculada Conceição de Maria (1854, Pio IX) a fé popular já reconhecia a pureza da Mãe de Deus concebida sem o pecado original, e celebrava sua festa no dia 08 de dezembro – data fixada anteriormente por Pio IV.

Seu culto foi oficializado em Portugal à Imaculada Conceição, fazendo com que a festa em honra da Virgem fosse comemorada em todas as colônias do Reino Português. Entre nós, os divulgadores dessa invocação foram os frades franciscanos, aos quais se deve o elevado número de paróquias disseminadas pelo Brasil, sob a invocação sob a Imaculada Conceição.

Sua imagem mostra a Virgem de pé, sobre o globo terrestre, esmagando sob os pés uma serpente, símbolo do pecado original; aparece ainda uma meia-lua (o crescente), talvez signo da vitória do cristianismo sobre “os infiéis” (turcos). Tem as mãos juntas, veste túnica branca e manto azul e traz a cabeça coroada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário