1.Obrigado pelo seu testemunho de pertença a Jesus e à Igreja. O seu dízimo é sinal e prova de que você tem consciência do batismo que recebeu, e que conhece o significado de com (viver) em comunidade, participando ativamente dela.
2.Obrigado pelo seu compromisso que, somado ao compromisso dos demais membros da comunidade, faz com que ela seja inteiramente evangelizadora, como o eram as primeiras comunidades cristãs (At 2,42-47; 4,32-37).
3.Obrigado pela partilha. Ao separar e entregar à comunidade parte do que é seu, você demonstra que é uma pessoa desapegada, ao mesmo tempo em que encoraja as demais a imitá-las ao usar, e não deixar-se usar, pelos bens materiais.
4. Obrigado por você contribuir com a Deus, por meio da comunidade, uma parte do que você tem, consciente de que tudo pertence a Ele. A devolução a Deus é um gesto de reconhecimento de que tudo é relativo, e que só Ele é de fato absoluto, o único Absoluto.
5.Obrigado pela sua gratidão. Ela é prova de que você tem uma mente e um coração sensíveis à bondade de Deus, que se abrem a Ele em ação de graças. A sua oferta e o seu dízimo são o seu “obrigado” pelo dom da vida e pelos demais dons dele recebidos.
6.Obrigado pela sua generosidade. Você não oferece a sobra, o resto, mas sim uma quantia significativa do que possui. Por isso o seu dízimo é expressão de entrega generosa. Por meio dela, a mesquinhez e a avareza são derrotadas, dando lugar à ação de graças e à partilha.
7.Obrigado por você renunciar a algo que é seu para colocar em comum com a comunidade. Toda renúncia custa caro porque por meio dela se transfere para outro o que se gostaria de guardar para si. Ao contribuir com o dízimo e as ofertas, você faz um sacrifício coerente com a sua fé.
8.Obrigado por você entender o significado do que é ser co-responsável. Ao ser responsável junto com os demais batizados pela sua comunidade de fé e vida, você está testemunhando que é juntos, na unidade e em comunhão, que se evangeliza. A soma das contribuições forma um todo no qual as contribuições individuais são mescladas e se tornam uma só, expressão da generosidade de toda a comunidade.
9.Obrigado pelo seu senso de justiça. Num mundo onde impera a injustiça, você partilha o que tem, tornando a sociedade menos desigual. E mais: o seu dízimo e a sua oferta pressupõem a prática da justiça, fazendo com que todos os/as Dizimistas tenham presente que não se pode fazer o bem “passando o chapéu alheio”, mas que se deve contribuir com aquilo a que de fato se tem direito. O que pertence ao outro não deve ser oferecido como dízimo, mas devolvido a quem (de direito) pertence.
10.Obrigado pela sua perseverança na contribuição do dízimo. Assim, a comunidade pode prever as suas despesas e investimentos, correndo riscos calculados, sem deixar de evangelizar por medo de se endividar. Os Dizimistas que são pontuais em suas contribuições possibilitam que a comunidade se organize e seja administrativamente eficiente.
11.Obrigado porque o seu dízimo é de qualidade, isto é, soma quantia e convicção, e é oferecido com tal consciência que se transforma em “oração”, levando a um autêntico encontro com Deus. O despojamento e o esvaziamento interior permite que o humano abra espaço para o divino, acolhendo-o.
12.Obrigado porque o seu dízimo é oferecido com alegria, identificada no sorriso que marca o seu rosto sempre que você faz a sua contribuição. Não há coação, obrigatoriedade ou pressão, e sim espontaneidade, leveza e gratuidade.
13.Obrigado porque com o seu dízimo e o dos demais membros da comunidade temos o suficiente para adquirir o que precisamos para as celebrações: hóstias, vinho, cálices, cibórios, ostensório, aspersório, galhetas, toalhas, castiçais, velas, folhetos e livros, vestimentas, imagens e quadros sacros, instrumentos musicais, cadeiras e/ou bancos, luminárias, aparelhagem/sistema de som, armários, extintores, sistema de segurança, entre outros. Uma comunidade é como uma família ampliada, com diversas necessidades a serem supridas (pagamento de água, luz, telefone, etc.).
14.Obrigado porque com o seu dízimo e o dos demais membros da comunidade temos o suficiente para manter e sustentar, bem como investir, na casa paroquial, contribuindo com a côngrua (= ajuda de custo) para os sacerdotes e diáconos; com o plano de saúde, encargos sociais e salários das pessoas liberadas (secretários/as, cozinheira e agentes de pastoral liberados).
15.Obrigado porque com o seu dízimo e o dos demais membros da comunidade podemos organizar a nossa secretaria paroquial, que disponibiliza diversos serviços e permite que a nossa pastoral esteja em pleno funcionamento.
16.Obrigado porque com o seu dízimo e o dos demais membros da comunidade contribuímos para que a nossa Diocese cumpra com a sua missão de coordenar a pastoral diocesana e organizar jurídica e administrativamente as paróquias e suas comunidades.
17.Obrigado porque com o seu dízimo e o dos demais membros da comunidade participamos da formação de nossos futuros diáconos e sacerdotes. Esse investimento só é possível quando as paróquias de uma diocese repassam a ela o dízimo do dízimo, conscientes de que a diocese não tem outra fonte de renda senão a que advém da contribuição generosa das paróquias.
18.Obrigado porque com o seu dízimo e o dos demais membros da comunidade assistimos os empobrecidos em suas necessidades mais urgentes, como saciar a fome, vestir o corpo, combater a doença, possibilitar o encontro entre familiares. Ao acolher o empobrecido, acolhemos o próprio Jesus (Mt 25,31-46).
19.Obrigado porque com o seu dízimo e o dos demais membros da comunidade promovemos os empobrecidos, oferecendo-lhes encontros e cursos profissionalizantes, orientando-os para que, com o nosso auxílio, ganhem o sustento com o trabalho das próprias mãos, sentindo-se e descobrindo-se co-criadores e aperfeiçoadores deste mundo que Deus confiou à humanidade (Gn 1,26-31).
20.Obrigado porque com o seu dízimo e o dos demais membros da comunidade podemos sustentar e ainda investir em nossos projetos sociais, lutando com todas as nossas forças para que os direitos e a dignidade humana sejam conhecidos, respeitados e promovidos.
21.Obrigado porque com o seu dízimo e o dos demais membros da comunidade somos fiéis à vocação missionária da Igreja, partilhando parte do que possuímos com comunidades mais carentes do que a nossa, e conscientizando para a Coleta para as Missões, realizada anualmente no penúltimo domingo de outubro.
22.Obrigado pela sua fidelidade! Com certeza você, como os demais Dizimistas, tem momentos difíceis, nos quais contribuir com o dízimo exige muita disponibilidade e generosidade. Agradecemos a sua força e perseverança; você é, para toda a comunidade, testemunha de que é possível, sim, ser um/uma Dizimista fiel!
23.Obrigado pela sua presença nas várias atividades desenvolvidas pela comunidade. Você é Dizimista, mas antes de ser Dizimista, é batizado e, portanto, membro por direito da Igreja de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário