A COMUNIDADE DE FÉ
PEDRA DE APOIO OU PEDRA DE TROPEÇO?
Mateus 16,13-19
Texto extraído do livro "Travessia: Quero misericórdia e não
sacrifício"
Círculos Bíblicos sobre o Evangelho de Mateus.
Coleção a Palavra
na Vida 135/136 do CEBI.
Autores: Carlos Mesters, Mercedes Lopes e Francisco
Orofino.
Mais informações em vendas@cebi.org.br.
Neste texto aparecem muitas opiniões sobre Jesus e várias
maneiras de se expressar a fé. Pedro, por exemplo, tem opiniões e atitudes tão
opostas entre si que parecem não poder caber na vida de uma mesma pessoa. Hoje
também existem muitas opiniões diferentes sobre Jesus e também várias maneiras
de viver a fé, tanto dentro da gente como dentro da comunidade. Vamos conversar
sobre isso.
SITUANDO
Estamos na parte da narrativa entre o Sermão das Parábolas (Mt
13) e o Sermão da Comunidade (Mt 18). Geralmente, nestas partes narrativas que
ligam entre si os cinco sermões, Mateus costuma seguir a sequência do Evangelho
de Marcos. De vez em quando, cita outras informações, também conhecidas por
Lucas. E aqui e acolá, traz textos que só aparecem no Evangelho de Mateus, como
é o caso da conversa entre Jesus e Pedro no texto de hoje. Este texto recebe
interpretações diversas e até opostas nas várias igrejas cristãs.
Naquele tempo, as comunidades cultivavam uma ligação afetiva
muito forte com as lideranças que tinham dado origem à comunidade. Por exemplo,
as comunidades de Antioquia na Síria cultivavam a sua ligação com a pessoa de
Pedro. As da Grécia com a pessoa de Paulo. Algumas comunidades da Ásia com a
pessoa do Discípulo Amado e outras com a pessoa de João do Apocalipse. Uma
identificação com estes líderes da sua origem ajudava as comunidades a cultivar
melhor a sua identidade e espiritualidade. Mas também podia ser motivo de briga,
como no caso da comunidade de Corinto (1Cor 1,11-12).
COMENTANDO
1. Mateus 16,13-16: As opiniões do povo e dos
discípulos a respeito de Jesus
Jesus faz um levantamento da opinião do povo a respeito da sua
pessoa. As respostas são variadas: João Batista, Elias, Jeremias, algum dos
profetas. Quando pergunta pela opinião dos discípulos, Pedro se torna porta-voz
e diz: "Tu és Cristo, o Filho do Deus vivo!" A resposta não é nova.
Anteriormente, os discípulos já tinham dito a mesma coisa (Mt 14,33). No
Evangelho de João, a mesma profissão de fé é feita por Marta (Jo 11,27). Ela
significa que em Jesus se realizam as profecias do Antigo Testamento.
2. Mateus 16,17: A resposta de Jesus a Pedro: "Feliz
você Pedro!"
Jesus proclama Pedro "Feliz!", porque recebeu uma revelação do
Pai. Aqui também a resposta de Jesus não é nova. Anteriormente, Jesus tinha
louvado o Pai por ele ter revelado o Filho aos pequenos e não aos sábios (Mt
11,25-27) e tinha feito a mesma proclamação de felicidade aos discípulos por
estarem vendo e ouvindo coisas que antes ninguém conhecia (Mt 13,16).
3. Mateus 16,18-19: As atribuições de Pedro: ser pedra
e tomar conta das chaves do Reino
3.1 Ser pedra: Pedro deve ser pedra, isto é, deve ser
fundamento firme para a igreja a ponto de ela poder resistir contra as portas do
inferno. Com estas palavras de Jesus a Pedro, Mateus anima as comunidades
perseguidas da Síria e da Palestina que viam em Pedro a liderança marcante da
sua origem. Apesar de fraca e perseguida, a comunidade tem fundamento firme,
garantido pela palavra de Jesus. Ser pedra como fundamento da fé evoca a palavra
de Deus ao povo no exílio: "Vocês que buscam a Deus e procuram a justiça, olhem
para a rocha (pedra) de onde foram talhados, olhem para a pedreira de onde foram
extraídos. Olhem para Abraão seu pai e para Sara sua mãe. Quando os chamei, eles
eram um só, mas se multiplicaram por causa da minha bênção" (Is 51,1-2). Indica
um novo começo do povo de Deus.
3.2 As chaves do Reino: Pedro recebe as chaves do Reino. O
mesmo poder de ligar e desligar diz: "É necessário que o Messias sofra e seja
morto em Jerusalém". Dizendo que "é necessário", ele indica que o sofrimento
estava previsto nas profecias. Não só o triunfo da glória, também o caminho da
cruz. Se os discípulos aceitam Jesus como Messias e Filho de Deus, devem
aceitá-lo também como Messias Servo que vai ser morto. Mas Pedro não aceita a
correção de Jesus e procura dissuadi-lo.
ALARGANDO
Igreja, Assembleia
A Palavra Igreja, em grego ekklésia, aparece 105 vezes no Novo
Testamento, quase exclusivamente nos Atos dos Apóstolos e nas Cartas. Nos
Evangelhos aparece três vezes, só em Mateus. A palavra significa literalmente
"convocada" ou "escolhida". Ela indica o povo que se reúne convocado pela
Palavra de Deus e procura viver a mensagem do Reino que Jesus trouxe. A Igreja
ou a comunidade não é o Reino de Deus, mas sim um instrumento e uma amostra do
Reino. O Reino é maior. Na Igreja, na comunidade deve ou deveria aparecer aos
olhos de todos aquilo que acontece quando um grupo humano deixa Deus reinar e
tomar conta de suas vidas.
Pedro, Pedra
Jesus deu a Simão o apelido de pedra (Pedro). Pedro era fraco
na fé, duvidou, tentou desviar Jesus, teve medo no horto, dormiu e fugiu, não
entendia o que Jesus falava. Ele era como os pequenos que Jesus proclamou
felizes. Pedro era apenas um dos doze e deles se fazia porta-voz. Mais tarde,
depois da morte e ressurreição de Jesus, a sua figura cresceu e se tornou
símbolo da comunidade.
Fonte: http://www.cebi.org.br/noticia.php?secaoId=21¬iciaId=3159
Círculos Bíblicos sobre o Evangelho de Mateus.
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