quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Padre Agenor Girardi é nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre

O arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, anunciou nesta quarta-feira, 22, na Rádio Aliança a nomeação do pe. Agenor Girardi (MSC), como novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. Padre Agenor, que a partir de agora passa a ser monsenhor, é pároco da paróquia São José, que fica no município de Francisco Beltrão, no Parana. Ele aguarda a data de sua ordenação, que será marcada para o ano de 2011.

Suas primeiras palavras após a nomeação foram: “Quero saudar com estima e espírito de comunhão fraterna, em primeiro lugar nosso arcebispo Dom Dadeus Grings, também Dom Altamiro Rossato, arcebispo emérito, bem como o bispo auxiliar Dom Remídio José Bohn, e o futuro bispo auxiliar, Frei Jaime Spengler.

Quero saudar também os meus irmãos presbíteros do clero diocesano, como os de congregações religiosas. Tenho presente aqui as pessoas de Vida Consagrada, os religiosos e as religiosas, os seminaristas e ao povo pertencente a esta circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no estado do Rio Grande do Sul, as comunidades, as pastorais, os movimentos eclesiais, e as lideranças leigas.

Com espírito de fé e obediência aceitei o pedido de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, para ser bispo auxiliar. A notícia da nomeação me deixou muito surpreso, e mais surpreso ainda fiquei quando escutei o nome de Porto Alegre, uma Igreja Particular de tamanha extensão e tantos desafios pastorais.

Com humildade e espírito de abertura, estando atento aos apelos do Espírito, sabendo também de minhas limitações é que desejo servir da melhor maneira possível, ouvir muito e construir a comunhão eclesial entre nós.

Confiando na graça de Deus, contanto com vosso apoio e orações meu coloco a serviço desta nova missão que a Igreja me pede. Que Maria, Mãe de Deus, a nossa padroeira, nos proteja sempre.

Com meus votos de um santo Natal pleno de amor e de paz e os melhores votos para 2011, me despeço com minhas preces e meu abraço fraterno!”

Padre Agenor Girardi, MSC

Nascido em 02 de fevereiro de 1952, em Orleans, Santa Catarina, Diocese de Tubarão, é missionário do Sagrado Coração. Emitiu votos de profissão religiosa da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, em 01 de fevereiro de 1982. Foi ordenado sacerdote em 05 de setembro de 1982.

Formação

Realizou o ensino fundamental no Seminário Menor São José, em Francisco Beltrão, Diocese de Palmas – Francisco Beltrão, Parana (1966/70), após cursou o ensino médio no Colégio Estadual Mario de Andrade, em Francisco Beltrão (1971/77); estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo (1975/77); cursou Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, SP (1979/1982); também realizou o curso de especialização em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma; também fez o Curso de Espiritualidade no CETESP, no Rio de Janeiro, RJ.

Serviços como sacerdote

Atuou como vigário paroquial na Paróquia Santa Rita de Cássia em Marmeleiro, Diocese de Palmas – Francisco Beltrão, PR, em 1982; após foi pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração, Curitiba, PR, no período de 1999/2001; também foi vigário paroquial da Paróquia São José, em Francisco Beltrão, de 2002 a 2009; é membro do Conselho Presbiteral da Diocese de Palmas – Francisco Beltrão, desde 2007; e pároco da Paróquia São José Diocese de Palmas - Francisco Beltrão, que assumiu no ano de 2009.

Encargos como religioso

Foi vice diretor do Seminário São José, em Francisco Beltrão, no ano de 1983; diretor do Seminário São José, em Francisco Beltrão, de 1984 a 1988; mestre de noviços em Pirassununga, Diocese de Limeira, SP, no período de 1991 a 1995; coordenador do CETESP, no Rio de Janeiro, RJ, de 1996 a 19998; superior da Comunidade de Curitiba, Parana, entre 1999 e 2001; reitor da Casa de Teologia em Curitiba, Parana entre 2001 e 2002; e assessor da CRB para orientação de retiro e outros cursos para vida consagrada.


Fonte: http://www.arquidiocesepoa.org.br/paf.asp?catego=11&exibir=183

Nenhum comentário:

Postar um comentário