domingo, 12 de agosto de 2012

Vocação da Vida em Família


No 2º domingo do mês de agosto celebramos a vocação da família, na pessoa do pai. Em tempos de violência e perda de valores, a valorização da família é essencial para a sociedade como um todo. A família é chamada por Deus a ser testemunha do amor e da fraternidade, colaboradora da obra da Criação. 


O Dia dos Pais, tão celebrado nas famílias, nos coloca diante da vocação à vida familiar. Ser pai é ser reflexo de Deus para os filhos: de Deus que é pai e mãe. Essa tão ampla vocação está exigindo da Igreja uma mais cuidadosa preparação não só para o casamento visto como um momento na vida, mas para toda a vida familiar. A pastoral familiar se propõe trabalhar nessa preparação desde os primeiros passos da criança e do jovem na comunidade eclesial.


O Pai na família é fundamental. Seu papel de educador, em colaboração com a mãe, é um dos pilares da unidade e bem estar familiar cujos frutos são filhos bem formados e conscientes do que significa ser cristão e cidadão. O pai é representante legítimo de Deus perante os filhos e é sua missão conduzi-los nos caminhos de Cristo, da verdade, da justiça e da paz. Cabe aos pais que o amor, compaixão e harmonia reinem no lar. Ser pai é buscar um mundo melhor para os filhos e demonstrar que a família deve sempre ser a base da nossa sociedade.


“Família Santuário da Vida”. Ali a vida é concebida, gerada,  nascida, cresce e se desenvolve até a vida adulta. Uma das grandes importâncias da Família é porque dela surgem todas as vocações. Precisou- se da união de um homem e de uma mulher para que a Vida se desabrochasse. A família continua sendo a primeira escola, a primeira igreja. Ali a pessoa é formada e lançada para o mundo.

Precisamos urgentemente resgatar certos valores, que com o tempo vão se desvirtuando. A família não deveria nunca abrir mão de seu papel de educadora, formadora da personalidade da criança.
Apesar de todas as transformações, continua sendo o melhor lugar para crescer e se transformar em uma pessoa de bem.


Meu irmão, minha irmã, procure amar, respeitar, valorizar a família que você tem, sobretudo, o seu Pai e a sua Mãe. Que a Sagrada Família continue abençoando e conservando sempre unidos no amor nossas queridas famílias!

Rezemos a Deus para que a família brasileira seja “o berço de toda vocação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário