por Frei Carlos Mesters
Para o estudo do Evangelho de Lucas é o livro "O avesso é o lado certo",
de Carlos Mesters e Mercedes Lopes.
Mais informações pelo endereço vendas@cebi.org.br.
Para o estudo do Evangelho de Lucas é o livro "O avesso é o lado certo",
de Carlos Mesters e Mercedes Lopes.
Mais informações pelo endereço vendas@cebi.org.br.
Nos capítulos 1 e 2 do seu
Evangelho, Lucas descreve o anúncio e o nascimento de dois meninos, João e
Jesus, que vão ocupar um papel importante na realização do projeto de Deus. O
que Deus iniciou no AT começa a ser realizado por meio deles. Por isso, nestes
dois capítulos, Lucas evoca muitos fatos e pessoas do AT e ele chega a imitar o
estilo do AT. É para sugerir que com o nascimento destes dois meninos a
história faz a grande curva e inicia a realização das promessas de Deus por
meio de João e de Jesus e com a colaboração dos pais Isabel e Zacarias e Maria
e José.
Existe certo paralelismo entre o anúncio e o nascimento dos dois meninos:
Existe certo paralelismo entre o anúncio e o nascimento dos dois meninos:
- O anúncio do nascimento de João (Lc 1,5-25) e de Jesus (Lc 1,26-38)
- As duas mães grávidas se encontram e experimentam a presença de Deus (Lc 1,27-56)
- O nascimento de João (Lc 1,57-58) e de Jesus (Lc 2,1-20)
- A circuncisão na comunidade de João (Lc 1,59-66) e de Jesus (Lc 2,21-28)
- O canto de Zacarias (Lc 1,67-79) e o canto de Simeão com a profecia de Ana (Lc 2,29-32)
- A vida oculta de João (Lc 1,80) e de Jesus (Lc 2,39-52)
COMENTANDO
Lucas 1,57-58:
Nascimento de João Batista: "Completou-se
para Isabel o tempo do parto e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes
ouviram dizer como o Senhor tinha sido bom para Isabel, e se alegraram com
ela". Como tantas mulheres do AT, Isabel era estéril: Como Deus teve
piedade de Sara (Gn 16,1; 17,17; 18,12), de Raquel (Gn 29,31) e de Ana (1Sm
1,2.6.11) transformando a esterilidade em fecundidade, assim Ele teve piedade
de Isabel, e ela concebeu um filho. Grávida, Isabel escondeu-se durante cinco meses.
Quando, depois de cinco meses, o povo pôde verificar no corpo dela como Deus
tinha sido bom para Isabel, todos se alegraram com ela. Este ambiente
comunitário em que todos se envolvem com a vida dos outros, tanto na alegria
como na dor, é o ambiente em que João e Jesus nasceram, cresceram e receberam a
sua formação. Um ambiente assim marca a personalidade das pessoas pelo resto da
sua vida. É este ambiente comunitário que mais nos falta hoje.
Lucas 1,59: Dar o
nome no oitavo dia:
"No oitavo dia foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu
pai, Zacarias". O envolvimento da comunidade na vida da família de
Zacarias, Isabel e João é tanto que os parentes e vizinhos chegam a interferir
até na escolha do nome do menino. Querem dar ao menino o nome do pai: Zacarias.
Zacarias quer dizer: Deus se lembrou. Talvez quisessem expressar a gratidão a
Deus por Ele ter se lembrado de Isabel e de Zacarias e por ter-lhes dado um
filho na velhice.
Lucas 1,60-63: O nome
dele será João! Mas
Isabel intervém e não permite os parentes tomarem a dianteira na questão do
nome. Lembrando o anúncio do nome pelo anjo a Zacarias (Lc 1,13), ela diz:
"Não! Ele vai se chamar João". Num lugar pequeno como Ain Karem na
serra da Judéia, o controle social é muito forte. E quando uma pessoa sai fora
dos costumes normais do lugar, ela é criticada. Isabel não seguiu os costumes
do lugar e escolheu um nome fora dos padrões normais. Por isso, os parentes e
vizinhos reclamam: "Você não tem nenhum parente com esse nome!" Os
parentes não cedem com facilidade e fazem sinais ao pai para saber dele como
quer que o menino seja chamado. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu:
"O nome dele é João." Todos ficaram admirados, pois deviam ter
percebido algo do mistério de Deus que envolvia o nascimento do menino.
É esta percepção que o povo teve do mistério de Deus presente nos fatos tão comuns da vida, que Lucas quer comunicar a nós, seus leitores e leitoras. Na sua maneira de descrever os acontecimentos, Lucas não é como o fotógrafo que só registra o que os olhos podem ver. Ele é como quem usa o Raio-X que registra aquilo que os olhos não podem ver. Lucas lê os fatos com o Raio-X da fé que revela o que o olhar comum não percebe.
É esta percepção que o povo teve do mistério de Deus presente nos fatos tão comuns da vida, que Lucas quer comunicar a nós, seus leitores e leitoras. Na sua maneira de descrever os acontecimentos, Lucas não é como o fotógrafo que só registra o que os olhos podem ver. Ele é como quem usa o Raio-X que registra aquilo que os olhos não podem ver. Lucas lê os fatos com o Raio-X da fé que revela o que o olhar comum não percebe.
Lucas 1,64-66: A
notícia do menino se espalha: "No
mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou e ele começou
a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia se espalhou
por toda a região montanhosa da Judéia. E todos os que ouviam a notícia,
ficavam pensando: "O que será que esse menino vai ser? De fato, a mão do
Senhor estava com ele". A maneira de Lucas descrever os fatos evoca as
circunstâncias do nascimento de pessoas que no AT tiveram um papel importante
na realização do projeto de Deus e cuja infância já parecia marcada pelo destino
privilegiado que iam ter: Moisés (Ex 2,1-10), Sansão (Jz 13,1-4 e 13,24-25) e
Samuel (1Sm 1,13-28 e 2,11).
Quanto mais conhecimento você conseguir acumular do Antigo Testamento, mais evocações vai descobrir nos escritos de Lucas. Os dois primeiros capítulos do seu Evangelho não são histórias no sentido em que nós hoje entendemos a história. Funcionam mais como espelho para ajudar os leitores e leitoras a descobrir que João e Jesus tinham vindo realizar as profecias do Antigo Testamento. Lucas quer mostrar como Deus, através dos dois meninos, veio atender às mais profundas aspirações do coração humano. De um lado, Lucas mostra que o Novo realiza o que o Antigo prefigurava. De outro lado, ele mostra que o novo ultrapassa o antigo e não corresponde em tudo ao que o povo do Antigo Testamento imaginava e esperava. Na atitude de Isabel e Zacarias, de Maria e José, Lucas apresenta um modelo de como se converter e acreditar no Novo que está chegando.
Quanto mais conhecimento você conseguir acumular do Antigo Testamento, mais evocações vai descobrir nos escritos de Lucas. Os dois primeiros capítulos do seu Evangelho não são histórias no sentido em que nós hoje entendemos a história. Funcionam mais como espelho para ajudar os leitores e leitoras a descobrir que João e Jesus tinham vindo realizar as profecias do Antigo Testamento. Lucas quer mostrar como Deus, através dos dois meninos, veio atender às mais profundas aspirações do coração humano. De um lado, Lucas mostra que o Novo realiza o que o Antigo prefigurava. De outro lado, ele mostra que o novo ultrapassa o antigo e não corresponde em tudo ao que o povo do Antigo Testamento imaginava e esperava. Na atitude de Isabel e Zacarias, de Maria e José, Lucas apresenta um modelo de como se converter e acreditar no Novo que está chegando.
Fonte: http://www.cebi.org.br/noticia.php?secaoId=21¬iciaId=3153
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