quarta-feira, 20 de junho de 2012

Arcebispo realizou entrega dos Ministérios aos Seminaristas Maiores

O domingo, dia 17 de junho, foi especial para 26 seminaristas maiores da Arquidiocese de Porto Alegre que receberam das mãos do Arcebispo Dom Dadeus Grings os ministérios do Leitorado, Acolitado e, também o da admissão às Ordens Sacras. A entrega aconteceu durante Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo e concelebrada pelos padres do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. A Paróquia São Cristóvão, em Canoas, acolheu a celebração.

Dos 26 seminaristas, oito receberam o Ministério do Leitorado (destinado aos seminaristas do primeiro ano de teologia), cinco receberam o Ministério do Acolitado (destinado aos seminaristas do segundo ano de teologia) e 13 foram admitidos como candidatos às Ordens Sacras, como etapa em preparação à ordenação (destinado aos seminaristas do terceiro e quarto de ano de teologia).

A Liturgia da Palavra e a homilia do Arcebispo precedeu a entrega dos Ministérios e o rito de Admissão. Dom Dadeus Grings destacou a coragem dos seminaristas na construção da vocação de ser a presença de Jesus Cristo para o mundo. O arcebispo destacou que a Igreja é Ministerial, que fala e tem os sacramentos “por meio do qual Deus se faz presente e realiza suas Obras”.

Ressaltando mais uma passo dado na caminhada vocacional dos seminaristas, Dom Dadeus disse que Deus quer a todos integralmente, e que os seminaristas passam a ser responsáveis pela Igreja: “Nesse rito lembramos aqueles que estão dispostos a ser o rosto de Jesus aqui na terra e, mais do que isso, serem os representantes de Cristo entre nós. Este é um momento de alegria para nossa Arquidiocese dentro do nosso Ano Vocacional”, disse.





Para o rito, os seminaristas apresentaram-se por grupo diante do arcebispo. Primeiro foi entregue o Ministério da Leitorado. Com as mãos na Bíblia, cada seminarista recebeu uma oração para transmitir com fidelidade a Palavra de Deus.
 
Em seguida, outro grupo recebeu o Ministério do Acolitado. Segurando o Pão, receberam do Arcebispo a missão de servir com dignidade à mesa do Senhor e da Igreja.
 
Por fim, 13 seminaristas foram admitidos às Ordens Sacras. Para este rito, os candidatos, diante dos questionamentos do arcebispo, os candidatos manifestam publicamente seus propósitos de continuar a formação em caminhada à ordenação presbiteral.
 
Ao finalizar cada rito, Dom Dadeus acolheu os seminaristas com um afetuoso abraço.

Veja mais fotos no Facebook da Arquidiocese.
Clique Aqui
http://www.arquidiocesepoa.org.br/
em 18 de junho de 2012, às 16h 25min
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário