quarta-feira, 11 de março de 2015

Quaresma


  
    A Quaresma é um tempo riquíssimo em que o Pai derrama grandes graças sobre aqueles que procuram vivê-la em profundidade.

    O Tempo da Quaresma origina-se daqueles quarenta dias que Jesus passou no deserto em jejum e oração, antes de começar sua vida pública com força total. E ela tem o mesmo sentido para nós hoje. É um tempo de jejum, de oração, de esforço que nos leva para Deus. Para quê? Para sermos cristãos mais fervorosos, libertos e cheios do Espirito Santo.

    A Quaresma é um tempo de conversão. Converter-se é dar uma guinada, mudar a ordem de nossas prioridades. É colocar Jesus em primeiro lugar em nossas vidas, em nossos pensamentos e em nossas atitudes. Se vivermos bem a Quaresma, ressuscitaremos com Cristo na Páscoa e seremos "outros Cristos" neste mundo.

    Mesmo que tenhamos uma vida correta, de oração, de caminhada com Jesus, de busca de santidade, sempre existe um ponto ou outro em nós que precisa de conversão.

    Por essa razão, encaremos essa Quaresma como um convite que o Pai faz em cada um de nós. Ele nos convida a refletirmos sobre nossa vida e nossa conduta, para abraçarmos sua Vontade e seu Plano de amor a nosso respeito.

    Vamos dar "passos na fé"? Um passo muito importante na Quaresma é buscar o Sacramento da Confissão. Trata-se de um Sacramento que abre do nosso coração para grande bênçãos que o Pai quer nos dar.

Propósitos para viver na Quaresma


Silêncio

Procure imitar o silêncio de Maria Santíssima. Se for falar mal de alguém, pare, pense e reze por essa pessoa ao invés de maldizê-la.


Oração pessoal

Reserve um tempo do seu dia para sua oração pessoal. Leia e medite a Palavra de Deus para colocá-la em prática. Se for possível, prepara em sua casa um pequeno altar. Coloque um crucifixo, uma vela e, nesse ambiente, você poderá ter o seu encontro íntimo com Deus.


Via-Sacra

Reserve um tempo para meditar as estações da Via-Sacra, de preferência na sexta-feira.


Obras de misericórdia

Deus, em sua infinita misericórdia, nos deu seu filho único Jesus Cristo e o que Ele nos pede é que tenhamos um coração misericordioso: faça uma visita a um doente, um idoso, um órfão, ajude uma família necessitada doando uma cesta básica, roupas etc. Faça algo de bom por alguém!


Perdão

Quaresma é tempo de reconciliação. Se você precisa dar ou receber o perdão, peça a Deus a graça de dar o primeiro passo neste sentido.


Confissão

Quem confessa os próprios pecados já está agindo em harmonia com Deus. Busca o perdão de Deus através deste Sacramento! Você sentirá a diferença em sua vida, porque essa diferença é a graça e a bênção que vem junto com este perdão. O importante é tomar consciência de tudo o que o Senhor deseja realizar em sua vida e se esforçar para não deixar a graça passar.

A Confissão

A Confissão é um Sacramento que nos conduz à adoração.      Por isso devemos receber todos os Sacramentos, especialmente o da Confissão, também em oração e adoração. O penitente deve se confessar orando a Deus e o sacerdote aconselhá-lo orando a Deus.  


Mais que uma listagem de pecados, este abençoado Sacramento é uma oração sincera de perdão. Neste processo, a pessoa é curada em seus desequilíbrios emocionais, que estão diretamente sob o controle de sua vontade. E, como muitas das curas em nós implica em perdão, através deste, o equilíbrio emocional é restaurado e o caminho para cura física também fica aberto.

Um comentário:

  1. Olá, muito bacana seu blog!
    Acompanhe o nosso também - paroquiasantarita-rs.blogspot.com.br
    Abraços!
    Paz e bem.

    ResponderExcluir