sábado, 1 de fevereiro de 2014

2 de fevereiro - Festa da Purificação de Nossa Senhora e da Apresentação do Menino Jesus no Templo


Dia 2 de fevereiro, comemora-se a festa da Purificação ou das Candeias (Luz). É o dia da bênção das velas (candeias) e em muitas igrejas, antes da celebração da Santa Missa, são organizadas procissões solenes, em que são levadas as velas acesas, símbolo de Jesus Cristo que, apresentado a Deus no templo de Jerusalém foi saudado pelo velho Simeão como a luz que veio para iluminar os povos.

A festa também tem o nome de Purificação de Nossa Senhora, por ser o dia em que Maria Santíssima, em obediência à lei mosaica, se apresentou no templo do Senhor, quarenta dias depois do nascimento do seu Divino Filho. Cabe ressaltar que a maternidade da Virgem Maria, em tudo diferente das outras mulheres, isentava-a das obrigações de uma lei. A Antiga Lei Mosaica estabelecia que para a purificação das mulheres que davam à luz, após 40 dias do parto deveriam levar o seu primogênito ao Templo para o apresentarem a Deus ( Lv 12).

Obviamente, Jesus e Maria não estavam sujeitos à Lei, mas quiseram observá-la por para nos dar o exemplo de amor e humildade. Nessa ocasião José e Maria participaram de um gesto em que não estavam obrigados, pois eram santas criaturas de Deus. Entretanto, mesmo sabendo que eram a Sagrada Família, recusaram-se a qualquer forma de privilégio e com esse ato, mostraram que devemos obedecer fielmente a vontade de Deus. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário