segunda-feira, 29 de novembro de 2010

1º de Dezembro - Dia mundial de combate à AIDS

VOLUNTARIADO - HIV / AIDS

Irmãs e irmãos, Paz e Bem!

Porto Alegre é uma das capitais com maior incidência em AIDS no país e o RS lidera o ranking dos estados com mais casos por população.

Acrescenta-se a esse cenário o fato de que em torno de 40 % das pessoas recebem o diagnóstico de HIV positivo tardiamente, ou seja, quando está já estão doentes.

É esta realidade e o amor ao Reino de Deus que nos convocam para um grande mutirão em favor da vida.

Onde será o mutirão? Nos reuniremos na Esquina Democrática e de lá partiremos para outros pontos do centro de Porto Alegre (Rodoviária, Praça da Alfândega, Camelódromo e Largo Glênio Peres).

A que horas? 10 horas da manhã e 14 horas.

Quando? 1º de Dezembro.

O que faremos? Distribuiremos panfletos à população sobre a importância e os locais em que o teste da AIDS é realizado em Porto Alegre.

Quem pode ajudar? Agentes de pastorais, serviços, movimentos, Igrejas, profissionais de saúde e todas as pessoas de boa vontade.

Participe, divulgue e convide pessoas de seus contatos, estamos realmente necessitados desta contribuição.

Às 18h30min na Igreja da Pompéia (Rua Barros Casal - 220), missa nas intenções das pessoas que vivem e convivem com HIV.

Favor confirmar participação até o dia 30 de novembro através do fone: 33 46 64 05 ou pelo e-mail: sul3@pastoralaids.org.br

Fraternamente,

Frei Marcelo Monti Bica
Casa Fonte Colombo
(51) 33 46 64 05

domingo, 28 de novembro de 2010

O ADVENTO - TEMPO DE ESPERA

Pe. Marcelo Rezende Guimarães

As primeiras comunidades, como testemunha o Apocalipse, tinham uma oração muito curta que expressa bem o desejo do seu coração: Maranatha! Vem, Senhor Jesus! (Ap 22,20). Infelizmente, depois, foi se perdendo e esvaziando este desejo de espera.

Seríamos muito pobres se reduzíssemos o Advento, simplesmente, a um tempo de preparação para a festa do Natal. O Advento é baseado na espera da vinda do Reino e a nossa atitude básica é acender e renovar em nós este desejo e este ânimo.

Num tempo marcado pelo consumo, é preciso que afirmemos profeticamente a esperança. No âmbito pessoal, intensificando o desejo do coração e retomando o sentido da vida. Mas as esperanças são também coletivas: é o sonho do povo por justiça e paz - “as espadas transformadas em arado e as lanças em podadeiras” (Is 2,4). E são também cósmicas: “a criação geme e sofre em dores de parto até agora e nós também gememos em nosso íntimo esperando a libertação” (Rm 8,18-23).

Cantar como resposta das preces “Vem, Senhor Jesus” pode ajudar a animar a esperança de nossas comunidades. Igualmente, depois da acolhida de quem preside, a comunidade poderia lembrar fatos e acontecimentos (não ainda preces ou intenções) que são para ela sinais de esperança e da vinda de Deus entre nós. Podem ser trazidos símbolos que evoquem tal luta ou acontecimento. Algum refrão, como “eu quero ver, eu quero ver acontecer”, certamente contribuiria para renovar a esperança.

“O melhor da festa é esperar por ela”, diz um ditado popular. A espera e a preparação de um acontecimento é, do ponto de vista humano, tão importante quanto este evento.

Daí a necessidade de fazermos uma avaliação do que significa e de como vivenciamos o tempo do Advento em nossas comunidades. Seria oportuno se as equipes de liturgia, ao prepararem as celebrações deste tempo, pudessem se colocar a seguinte questão: que importância damos ao tempo do Advento?

Vale aqui também lembrar o que escreve o liturgista Frei José Ariovaldo da Silva, na revista “Mundo e Missão”, dezembro de 2004: “Atualmente, muitas comunidades eclesiais, influenciadas pela onda consumista por ocasião das festas natalinas e de final de ano, estão assumindo o costume de enfeitar suas igrejas já bem antes de o Natal chegar. Em pleno tempo de Advento, que é um ‘tempo de piedosa e alegre expectativa’, já ornamentam suas igrejas com flores, pisca-piscas, árvores de Natal e outros motivos natalinos, como se já fosse Natal. Posso dar uma sugestão? Não sejam tão apressadas. Não entrem na onda dos símbolos consumistas da nossa sociedade. Evitem enfeitar a igreja com motivos natalinos durante o Advento. Deixem o Advento ser Advento e o Natal ser Natal. Enfeites natalinos dentro da igreja, só quando o Natal chegar. Então, a festa com certeza será melhor. Sobretudo se houver na comunidade uma boa preparação espiritual”.

É preciso tomar o cuidado de não abortar o Advento ou de celebrá-lo superficialmente. Este cuidado nos levará a não antecipar o Natal, seja fazendo celebrações natalinas antes do previsto, seja usando ritos próprios da festa. Se cantamos “Noite Feliz” no dia 15 de dezembro, o que iremos cantar na noite do dia 24 para 25? Mas, também não podemos celebrar o advento como se Cristo ainda não tivesse nascido. A longa noite da espera terminou. O mundo já foi redimido, embora a história da salvação continue...

Perguntas para reflexão pessoal e em grupos

1. Quais são as práticas religiosas mais comuns no tempo do Advento?

2. Como viver e celebrar o Advento em nossa comunidade eclesial?

3. Qual a característica que marca a liturgia do tempo do Advento?

sábado, 13 de novembro de 2010

Hino da Campanha da Fraternidade - 2011

Hino da Campanha da Fraternidade (CF 2011) é lançado em CD

A gravadora Paulus acaba de lançar o CD com o Hino da Campanha da Fraternidade (CF-2011), “Fraternidade e a Vida no Planeta”, e os cantos quaresmais para o Ano A (2011).

O trabalho traz o hino da CF e o repertório quaresmal correspondente a cada ano. As livrarias católicas de todo o país venderão o CD que acompanha o material da CF-2011.

De acordo com o assessor de música litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala, o hino poder ser executado em algum momento mais adequado da celebração, a critério da equipe de celebração e de quem preside.

“O hino poderá ser executado, por exemplo, em algum momento da homilia, o que facilitará a vinculação da liturgia da palavra com a vida (tema da CF) – ou nos ritos finais, no momento do envio”, disse o assessor.

O CD traz ainda oito faixas inéditas para as celebrações quaresmais do ano A, além de outros cantos do Hinário Litúrgico da CNBB.

A letra do hino suscita reflexão sobre a sustentabilidade da vida no planeta e faz um convite a cuidar da vida: “Nossa mãe terra, Senhor, geme de dor noite e dia. Será de parto esta dor ou simplesmente agonia? Vai depender só de nós...” (refrão do hino).


Fonte: Zenit






Verbum Domini: Apresentada no Vaticano a Exortação apostólica de Bento XVI sobre a Palavra de Deus

“Verbum Domini”, exortação apostólica em sintonia com “Dei Verbum”

A Palavra de Deus é o tema central do mais recente documento escrito por Bento XVI, a Exortação Apostólica pós-sinodal Verbum Domini.

O texto recolhe as 55 reflexões e propostas da XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que aconteceu entre 5 e 26 de outubro de 2008 com o tema "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja".

"Desejo assim indicar algumas linhas fundamentais para uma redescoberta, na vida da Igreja, da Palavra divina, fonte de constante renovação, com a esperança de que a mesma se torne cada vez mais o coração de toda a atividade eclesial", indica o Papa na introdução do documento.

A exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, divulgada hoje, "retoma a mesma mensagem 45 anos depois" da constituição Dei Verbum, do Concílio Vaticano II.

Assim afirmou o prefeito da Congregação para os Bispos, cardeal Marc Ouellet PSS, durante a apresentação do documento pontifício, realizada hoje na Sala de Imprensa da Santa Sé.

Na coletiva de imprensa, intervieram também: Dom Nikola Eterovic, secretário-geral do Sínodo dos Bispos; seu subsecretário, Dom Fortunato Frezza; e Dom Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura.

A Verbum Domini, escrita por Bento XVI, é fruto da 12ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus, realizada de 5 a 26 de outubro de 2008.

Reflexão sobre a Bíblia

O cardeal Ouellet afirmou que a Verbum Domini responde às necessidades da Igreja neste nascente terceiro milênio.

Disse também que, ainda que no século 20 tenha havido um renascer de consciência da necessidade da Palavra de Deus em temas como a reforma litúrgica, a catequese e os estudos bíblicos, "existe um déficit que deve ser suprido em relação à vida espiritual do povo de Deus".

"Este tem o direito de ser mais inspirado e nutrido por uma aproximação mais orante e mais eclesial das Sagradas Escrituras", declarou o purpurado.

Em vários pontos da exortação apostólica, Bento XVI insiste em que o cristianismo "não é fruto de uma sabedoria humana ou de uma ideia genial", destacou o cardeal Oullet, e sim "de um encontro e de uma aliança com uma Pessoa que dá à existência humana sua orientação e forma decisivas".

A Verbum Domini "oferece, assim, a contemplação pessoal e eclesial da Palavra de Deus nas Sagradas Escrituras, na Divina Liturgia e na vida pessoal e comunitária dos fiéis", disse o prefeito.

Interpretação das Escrituras

O purpurado se referiu também às quase 40 páginas nas quais Bento XVI destaca a necessidade de apresentar uma hermenêutica de forma "clara, construtiva, situando a ciência bíblica, exegética e teológica no interior e ao serviço da fé da Igreja".

Faz-se necessária uma interpretação das Sagradas Escrituras que deve ser complementada com uma leitura teológica e científica e que, além disso, exige "o valor da exegese patrística" e que convida "os exegetas, teólogos e pastores a um diálogo construtivo para a vida e para a missão da Igreja".

Igualmente, concluiu o purpurado, a meditação da Bíblia "expõe também a atividade missionária e a evangelização" e por isso "renova a consciência da Igreja de ser amada e sua missão de anunciar a Palavra de Deus com audácia e com confiança na força do Espírito Santo".

Fonte: Zenit

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Frei Jaime Spengler é nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, anunciou na manhã desta quarta-feira, às 9h, na Rádio Aliança, o Frei Jaime Spengler, Ordem dos Frades Menores (OFM), como bispo auxiliar de Porto Alegre, nomeado pelo Papa Bento XVI, em 01 de novembro deste ano. A notícia, porém, só foi publicada às 12h. (9h. horário de Brasília) do dia 10 de novembro em Roma. Sua ordenação ocorrerá no dia 05 de fevereiro de 2011, na cidade de Gaspar, SC. Futuramente o frei será nomeado como vigário episcopal de um dos Vicariatos da Arquidiocese de Porto Alegre.

Frei Jaime Spengler, OFM

Frei Jaime Spengler nasceu no dia 06 de setembro de 1960, em Gaspar, Santa Catarina. Realizou seus fundamentais no Colégio Frei Godofredo, em sua cidade natal. Foi operário durante cinco anos.

Em 1980, então com vinte anos, ingressou no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá, SP. Em 1982 fez o Noviciado na Ordem dos Frades Menores, em Rodeio, SC. Emitiu seus primeiros votos religiosos em janeiro de 1983, na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Nos anos de 1983-1985 cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, em Campo largo, PR. Emitiu os votos solenes na Ordem Franciscana em 08 de dezembro de 1985. De 1986 até julho de 1987, frequentou o Curso de Teologia no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis, RJ. Em julho de 1987 foi enviado para Jerusalém, Israel, a fim de concluir o curso de Teologia. Foi ordenado diácono em 29 de junho de 1989, em Nazaré, Israel.

Retornou ao Brasil em junho de 1990, quando foi transferido para a Casa do Noviciado, para auxiliar na formação dos jovens noviços. Foi ordenado sacerdote no dia 17 de novembro de 1990 e no final deste ano foi transferido para Guaratinguetá, SP.

Atividades como sacerdote

De 1991 a 1995 atuou como mestre dos Postulantes e professor no Seminário Frei Galvão, Guaratinguetá, SP. Em 1195, foi transferido para Bragança Paulista, SP, a fim de prosseguir os estudos. Nesse mesmo ano seguiu para Roma, Itália, onde se dedicou a estudos de Filosofia, laureando-se no ano 2000 pela Pontifícia Universidade Antonianum.

Retornando ao Brasil, foi transferido para o Convento São Boaventura, Campo Largo, PR, como vice-reitor e professor do Instituto Filosófico São Boaventura. Em 2002, foi nomeado guardião da Fraternidade local. Em 2003, foi transferido para o Convento Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba, como vigário paroquial e professor de Filosofia no Centro Universitário Franciscano do Paraná (FAE).

Em 2006, recebeu obediência para a Fraternidade Bom Jesus da Aldeia, como guardião, professor e vice-presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFESBJ) – entidade mantenedora da rede de Colégios Bom Jesus e Centro Universitário Franciscano do Paraná. Em julho de 2010 assumiu as funções de pároco da paróquia Bom Jesus dos Perdões, Curitiba, e guardião da Fraternidade local, além de continuar como professor de Filosofia e vice-presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus.

Arcebispo anuncia transferências e nomeações na Assembleia do Clero

A Arquidiocese de Porto Alegre realizou nos dia 3 e 4 de novembro sua Assembleia Anual do Clero, onde reuniu bispos, padres e diáconos no Seminário São José, em Gravataí. Na tarde de quarta-feira, 3, o arcebispo metropolitano, Dom Dadeus Grings, anunciou as novas nomeações e transferências do clero da Arquidiocese.

Confiram abaixo:

Párocos 2011

Vicariato de Porto Alegre

Madre de Deus – Catedral – Pe. Carlos Gustavo Haas

Nossa Senhora Auxiliadora – Pe. Márcio Antônio Andrade da Silva

Nossa Senhora Aparecida e Santa Cruz – Ipanema – Pe. Luciano da Costa Massullo

São Sebastião – Pe. Eduardo Jerson Trevisan Delazeri

São Carlos – Agronomia – Pe. Luis Antônio Coelho Larratea

Menino Jesus de Praga – Pe. Cirineu Furlanetto

Vicariato de Canoas

Imaculada Conceição de Canoas – Pe. Leonardo Reichert

Imaculado Coração de Maria, de Esteio – Pe. Darley José Kummer

Vicariato de Guaíba

Nossa Senhora da Conceição, de S. Jerônimo – Pe. Leo Hastenteufel

Nossa Senhora das Dores, de Sentinela do Sul – Pe. Mário Werner

Nossa Senhora do Carmo, de Tapes – Pe. Jorlei Erivaldo Santos

Vicariato de Gravataí

Nossa Senhora da Saúde, de Alvorada – Pe. Alexandre Silveira Chaves

Sagrado Coração de Jesus, de Alvorada – Pe. Luciano Honório Correia

Pároco emérito – Mons. Máximo Inácio Benvegnú

Em licença – Pe. Claudiovane Buffi Marques

Em licença saúde – Pe. Jeverson Peixoto de Oliveira

Em licença saúde – Pe. José Antõnio da Cunha

Reitor do Seminário Maior de Viamão: Pe. Leandro Miguel Chiarello

Vice-reitor do Seminário Maior de Viamão: Pe. Cláudio D'Angelo Castro

Reitor do Seminário São José de Gravataí: Pe. Edson Stein

Vigários Paroquiais de 2011

S. João Batista de Porto Alegre – Côn. José Bonifácio

S. Teresinha de Porto Alegre e Pascom – Pe. Juliano Kenne Pires - Ordenação: 10.10

S. Rita de Cássia de Porto Alegre – Pe. Douglas de Andrade Gonçalves - Ordenação: 13.12

Divino Espírito Santo e S. Maria Goretti de Porto Alegre – Pe. Paulo César Lima de Aguiar - Ordenação: 17.12

N. Sra. de Belém de Porto Alegre, Belém Novo – Pe. Fernando Glucklich Pietranera - Ordenação: 04.12

Nossa Senhora Aparecida e S. Cruz de Ipanema – Pe. Marcus Vinícius de Oliveira Lopes - Ordenação: 08.12

S. Vicente de Paulo de Cachoeirinha – Pe. Cristiano da Rosa - Ordenação: 14.11

S. João Batista de Camaquã – Pe. Batista Nunes Vieira - Ordenação: 07.01

S. Cristóvão e Lar Vicentino de Canoas – Pe. João Carlos Strack

S. Cecília e Pastoral da Saúde de Porto Alegre – Pe. Cláudio Mossi Damé

Santa Ana de Gravataí – auxiliar – ano sabático – Pe. Sidney da Silva Grudzien

S. Sebastião – auxiliar – Pe. Eduardo Pretto Moesch

Em Estudos

Pe. Carlos José Monteiro Steffen – 2º ano de Direito Canônico – Rio de Janeiro

Pe. Maikel Herold - 1º ano de Direito Canônico - Rio de Janeiro

Pe. Túlio Melo Wavginiak – Teologia Bíblica

Pe. Jacques Szortyka Rodrigues – Filosofia – Roma

Continuam em Missão

Pe. Maurício da Silva Jardim – Moçambique

Pe. Alírio Bervian – Igreja irmã do Xingu

Pe. Loivo Aloísio Kochhann – Igreja irmã do Xingu

Pe. Antônio Augusto Brum – Igreja irmã do Xingu

Pe. Ricardo Mostardeiro Costa – Igreja irmã do Xingu

Pe. Eduardo da Silva Santos – Canadá

Pe. Ademar Agostinho Sauthier – CNBB nacional

Pe. Tarcísio Arsênio Rech – CNBB regional

Pe. Jorge Soares Menezes – Osório

Pe. Paulo Inácio Labres – Pastoral da Saúde

Pe. Sereno Boelsing, SJ, despede-se da Arquidiocese de Porto Alegre, irá para Florianópolis.


domingo, 7 de novembro de 2010

O dia em que a internet parou

A falta de conexão com o mundo nos traz a sensação de isolamento.

Nossos filhos estão crescendo num mundo em que os pendrives, mouses, notebooks e outros equipamentos fazem parte do material escolar. Através da rede de computadores, eles estudam, pesquisam, se comunicam, fazem compras, estabelecem vínculos e muito mais. De maneira geral, as pessoas estão tão acostumadas com a internet permeando as mais simples tarefas do seu dia a dia que, por menor que seja uma falha de conexão, já se sentem perdidas e desamparadas no mundo. Hoje, os computadores – cada vez mais portáteis – são tão importantes quanto a geladeira para as famílias desse novo tempo.

São tantas as novidades tecnológicas que as ferramentas projetadas somente para os computadores, agora são facilmente encontradas nos telefones celulares. Em razão da tecnologia aplicada a esses aparelhos, e por suas diversas funcionalidades, muitos celulares são conhecidos como “smartphones”. Através desses pequenos aparelhos, mesmo durante o horário de almoço é possível disparar uma mensagem no Twitter, saber o que está acontecendo no seu Facebook, atualizar seu blog ou gravar um vídeo para disponibilizá-lo em um dos serviços disponíveis pelas mídias sociais.

Com todos esses atrativos tecnológicos, qualquer pessoa poderá iniciar uma dependência e ser capaz de ficar conectada ao mundo virtual de suas redes sociais 24 horas por dia, 7 dias por semana, se assim desejarem.

Há alguns dias, participei de um evento, que durou 4 dias, em que não podíamos utilizar a internet. Naquela ocasião, sem condições de verificar e-mails, atualizar o blog, postar uma mensagem no Twitter, o notebook sem uma conexão com a WEB não tinha grande utilidade. A sensação era como se eu não estivesse sendo produtivo. Outros colegas, mesmo podendo usar seus “smartphones” simplesmente como telefone celular, sentiam a mesma crise de “abstinência” por estar fora da internet.

A falta de conexão com o mundo virtual nos trouxe a sensação de isolamento total, do mundo e das pessoas, como se estivéssemos no espaço sideral. A partir dessa experiência, imaginei o dia em que, ao ligarmos o computador ou um dispositivo móvel, a mensagem recebida fosse algo semelhante a: “Você está sem conexão com a internet por tempo indeterminado”.

Diante de uma “greve cibernética”, ainda que possamos nos sentir inconformados com a situação, precisamos buscar alternativas para ocupar aquele tempo que foi sequestrado pelos computadores. Uma opção é redescobrir a simplicidade de costumes interessantes - não tão antigos -, que eram sinônimo de interatividade no tempo de nossos pais. Por exemplo: passar o tempo proseando com os amigos sentados na varanda; ler aquele livro que se iniciou, por várias vezes, mas parou no primeiro capítulo, ou fazer uma sessão de cinema em casa, entre amigos, com direito a pipoca e guaraná. Essas são atitudes simples que favorecem oportunidades de estreitar os laços de amizade através de uma conversa ou comentários sobre as suas impressões a respeito do filme assistido ou do livro que finalmente conseguiu concluir.

Atualmente, é muito comum comentarmos sobre aquilo que fazemos ou que pensamos, mas quase sempre, através de um monólogo dirigido aos nossos “seguidores” que estão espalhados em nossas redes sociais.

Não precisamos esperar um “blackout” na internet para intensificarmos nossos laços fraternos e retomarmos também aquelas coisas que têm sido raptadas pelos novos hábitos, gerados por nossa dependência adquirida num mundo virtual.

(Tema elaborado a partir de uma conversa com Paulo Moraes – Cachoeira Paulista-SP)

Um abraço

Dado Moura

Dom Pedro Casaldáliga se recupera de cirurgia em Goiânia

Depois de passar por uma cirurgia na próstata no dia 30 de outubro, o bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT), dom Pedro Casaldáliga, 83 anos, deixou o hospital do Rim de Goiânia e passa bem. No dia 8 de outubro ele havia sido internado durante 10 dias em Ceres (GO), para pequenas intervenções médicas. Logo depois, passou por algumas avaliações em Goiânia.


Segundo José Maria Torres, que acompanha o bispo, dom Pedro está animado e deverá ficar na capital goiana até o fim de novembro. Logo depois ele retornará para São Félix.

O bispo agradece as inúmeras manifestações de carinho e solidariedade.

fonte: http://www.cnbbo2.org.br/


Dom Eugênio Sales: 90 anos a serviço da Igreja no Brasil

Na próxima segunda-feira, 8 de novembro, o arcebispo emérito do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Eugênio de Araújo Sales, completa 90 anos de idade. A data está sendo lembrada em várias regiões do país, por ser dom Eugênio uma figura emblemática na Igreja no Brasil.

Há mais de 30 anos no Rio de Janeiro, sendo arcebispo entre 1971 e 2001, dom Eugênio dedicou seu trabalho de modo a contemplar as inúmeras pastorais da Igreja, bem como a sociedade menos favorecida. Entre seus feitos, está a questão social. No Rio, ele criou a Pastoral Penal, da Saúde, do Trabalhador, além das pastorais das Domésticas e do Menor.



Com a Pastoral das Favelas, dom Eugênio foi fundamental para impedir a remoção de moradores da Favela do Vidigal. Em artigo publicado no site da CNBB, o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, afirma que dom Eugênio não fez apenas discursos em defesa dos pobres. “Na prática, no dia a dia, no socorro de suas necessidades e na sua colaboração profissional, ou seja, a sua promoção. O cardeal Sales, silenciosamente, como ele gosta de dizer, protegeu os presos políticos, ajudou-os materialmente e foi sua voz [...]”, diz um trecho do texto.

Para o arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, os 90 anos de dom Eugênio devem ser “bastante comemorados pela preciosa vida que levou o cardeal”. Sobre a longa atuação do cardeal na arquidiocese de Natal (RN), Salvador (BA) e Rio de Janeiro, ele aponta que a principal característica de dom Eugênio é a fidelidade. “Muitos aspectos fazem lembrar a figura de dom Eugênio, mas, sem dúvida, aquela que mais o caracteriza é a fidelidade ao ministério episcopal, pelo vasto trabalho que desempenhou até hoje”, sublinhou o presidente da CNBB.

Dom Orani destaca a preocupação com o clero como uma das marcas do cardeal Sales. Ele “renovou o Seminário São José, incentivando as vocações, ordenando muitos presbíteros (215 durante o seu episcopado) e dando assistência especial, por si ou por seus bispos auxiliares, aos padres de sua arquidiocese”. A Campanha da Fraternidade foi outro marco da Igreja no Brasil, que teve dom Eugênio como guia, conforme mencionou dom Orani.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o cardeal foi secretário do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), membro do Conselho Permanente e presidente do Secretariado de Opinião Pública da entidade, hoje assessoria de imprensa.

Em entrevista ao site da arquidiocese do Rio de Janeiro, o aniversariante fez questão de dizer que “Eu fui apenas um instrumento de Deus”, ao responder pergunta sobre o seu ministério como arcebispo do Rio.

Na tarde desta quarta-feira, 3, ele recebeu do papa Bento XVI uma carta de felicitações pelo seu 90º aniversário natalício. Dom Orani João Tempesta, fez pessoalmente a entrega do texto.

“Desejo fazer dessa festa ponto de continuidade das atividades existentes no Rio de Janeiro”, concluiu dom Eugênio sobre a data.

A missa de Ação de Graças pelos 90 anos do cardeal dom Eugênio Sales será neste sábado, 6, com missa presidida por dom Orani, na catedral, às 9h, e presença de vários bispos do Brasil, religiosos, padres, e da comunidade em geral.

fonte: Sex, 05 de Novembro de 2010 16:31 cnbb

Programação de Novembro/2010 - Conceição e São José

N O V E M B R O   /   2 0 1 0
IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
01
2ª f.
15h
ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
02
3ª f.
18h
19h
TERÇO HORA MARIANA – LITURGIA: MISSIONÁRIAS
MISSA DE FINADOS
03
4ª f.
15h
15 às 16:30h - CURSO DE FORMAÇÃO “ESTUDO SOBRE A IGREJA”
04
5ª f.
15h
MISSA COM BÊNÇÃOS - LITURGIA: PASTORAL DA SAÚDE E G.L.A.
04
5ª f.
19h
ENSAIO DE CÂNTICOS DO GRUPO SANTA CECÍLIA
05
6ª f.
14h
15h
REUNIÃO MENSAL DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO E
MISSA EM HONRA AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
06
Sab.
18h
MISSA - LITURGIA: MMC JOVENS
07
Dom
9:30h
MISSA COM O SACRAMENTO DO BATISMO - LITURGIA: BATISMO
08
2ª f.
15h
ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
08
2ª f.
18h
19h
TERÇO HORA MARIANA – LITURGIA: MISSIONÁRIAS
CELEBRAÇÃO EM HONRA A N. Sª DA CONCEIÇÃO – M. PALAVRA
09
3ª f.
15h
PARTILHA DA “PALAVRA DE VIDA” - LITURGIA: CATEQUESE
09
3ª f.
19:30h
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
11
5ª f.
15h
MISSA COM BÊNÇÃOS - LITURGIA: PASTORAL DA LIMPEZA
11
5ª f.
19h
ENSAIO DE CÂNTICOS DO GRUPO SANTA CECÍLIA
12
6ª f.
15h
ORAÇÃO DO TERÇO
13
Sab
 
ANIVERSÁRIO NATALÍCIO DO PADRE RENATO
13
Sab
08:30h
ENCONTRO COORDENADORES DE PASTORAIS, NA IGREJA SÃO LUÍS
13
Sab.
18h
MISSA - LITURGIA: MISSIONÁRIAS DO DIZIMO
13
Sab.
19h
REUNIÃO DOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO
14
Dom
9:30h
MISSA - LITURGIA: CURSILHO E MISSIONÁRIAS DO DÍZIMO
15
2ª f.
15h
ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
16
3ª f.
15h
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA - LITURGIA: CATEQUESE
16
3ª f.
19:30h
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
17
4ª f.
15h
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
18
5ª f.
15h
MISSA COM BÊNÇÃOS - LITURGIA: CURSILHO
18
5ª f.
19h
ENSAIO DE CÂNTICOS DO GRUPO SANTA CECÍLIA
18
5ª f.
19:30h
REUNIÃO MENSAL DO MINISTÉRIO PALAVRA COM LEITURA ORANTE
19
6ª f.
15h
ORAÇÃO DO TERÇO – LITURGIA: MISSIONÁRIAS DAS CAPELINHAS
20
Sab.
14h
14 ÀS 16h – CONVERSANDO SOBRE O USO DA BÍBLIA NA CATEQUESE
20
Sab.
16h
CELEBRAÇÃO NA COMUNIDADE N. Sª DA CONCEIÇÃO, NA B. CÍRIO
20
Sab.
18h
CELEBRAÇÃO - LITURGIA: VOCACIONAL E SÃO TARCÍSIO
21
Dom
9:30h
MISSA ONDE AS CRIANÇAS RECEBERÃO O SACRAMENTO DA EUCARISTIA E FARÃO A 1ª COMUNHÃO –
LITURGIA: MINISTÉRIO PALAVRA / CATEQUESE
21
Dom
18h
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA – GRUPO BOM PASTOR
21
Dom
20h
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA, NO CONDOMÍNIO SÃO LUÍS
22
2ª f.
15h
ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
23
3ª f.
15h
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA - LITURGIA: CATEQUESE
23
3ª f.
19:30h
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
25
5ª f.
15h
MISSA COM BÊNÇÃOS - LITURGIA: J.C.
25
5ª f.
19h
ENSAIO DE CÂNTICOS DO GRUPO SANTA CECÍLIA
26
6ª f.
15h
ORAÇÃO DO TERÇO
27
Sab.
18h
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA - LITURGIA: J.C.
28
Dom
9:30h
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA - LITURGIA: CATEQUESE
29
2ª f.
15h
ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
30
3ª f.
15h
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA - LITURGIA: CATEQUESE
30
3ª f.
19:30h
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
N O V E M B R O   /   2 0 1 0
IGREJA SÃO JOSÉ
01
2ª f.
15h
ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
02
3ª f.
9:30h
MISSA DE FINADOS
02
3ª f.
15:45h
TERÇO
04
5ª f.
20h
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
05
6ª f.
15:45h
TERÇO
06
Sab.
16h
REUNIÃO DO G.L.A. – PREPARAÇÃO DAS MISSAS E CANTOS
06
Sab.
18h
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA - LITURGIA: E.C.C.
07
Dom
8h
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA - LITURGIA: MCC / NAVEGANTES
07
Dom
18h
MISSA - LITURGIA: MCC / P. SOCORRO E SÃO FRANCISCO
07
Dom
19h
REUNIÃO DOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO
08
2ª f.
15h
ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
09
3ª f.
15:45h
TERÇO
10
4ª f.
15h
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
11
5ª f.
20h
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
12
6ª f.
15:45h
TERÇO
13
Sab
 
ANIVERSÁRIO NATALÍCIO DO PADRE RENATO
13
Sab
08:30h
ENCONTRO COORDENADORES DE PASTORAIS, NA PAR. SÃO LUÍS
13
Sab.
16h
REUNIÃO DO G.L.A. – PREPARAÇÃO DAS MISSAS E CANTOS
13
Sab.
18h
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA - LITURGIA: G.L.A.
14
Dom
8h
MISSA - LITURGIA: CATEQUESE E MISSIONÁRIAS DO DÍZIMO
14
Dom
18h
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA - LITURGIA: MCC / P. SOCORRO
15
2ª f.
15h
ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
16
3ª f.
15:45h
TERÇO
18
5ª f.
20h
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
19
6ª f.
15:45h
TERÇO
19
6ª f.
18h
19h
 
TERÇO HORA MARIANA
MISSA EM HONRA A SÃO JOSÉ
LITURGIA: G.L.A. / APOSTOLADO / MISSIONÁRIAS
20
Sab.
16h
REUNIÃO DO G.L.A. – PREPARAÇÃO DAS MISSAS E ENSAIO
20
Sab.
18h
MISSA- LITURGIA: MCC / SÃO FRANCISCO
21
Dom
8h
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA - LITURGIA: MISSIONÁRIAS
21
Dom
18h
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA - LITURGIA: MCC / P. SOCORRO
22
2ª f.
15h
ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
23
3ª f.
15:45h
TERÇO
24
4ª f.
15h
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
25
5ª f.
20h
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
26
6ª f.
15:45h
TERÇO
27
Sab.
16h
REUNIÃO DO G.L.A. – PREPARAÇÃO DAS MISSAS E ENSAIO
27
Sab.
18h
MISSA ONDE AS CRIANÇAS RECEBERÃO O SACRAMENTO DA EUCARISTIA E FARÃO A 1ª COMUNHÃO -
LITURGIA: S.ANTONIO / B.PASTOR / CATEQUESE
28
Dom
9:30h
MISSA ONDE AS CRIANÇAS RECEBERÃO O SACRAMENTO DA EUCARISTIA E FARÃO A 1ª COMUNHÃO - LITURGIA: E.C.C.
28
Dom
18h
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA - LITURGIA: CATEQUESE
29
2ª f.
15h
ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
30
3ª f.
15:45h
TERÇO
Datas Comemorativas do mês
02
Finados
21
Camp. Nac. para a Evangelização
05
São Zacarias e Santa Isabel
21
Jesus Cristo, Rei do Universo
07
Todos os Santos e Santas
21
Dia Nacional dos Leigos
13
N. Sª Medianeira
22
Santa Cecília
20
Dia Nacional da Consciência Negra
25
Dia Nacional de Ação de Graças
21
Apresentação de N. Srª no Templo
27
Nossa Senhora das Graças
21
Nossa Senhora da Saúde
30
Santo André, Apóstolo
Dia 28 – Início do Advento – Ano Litúrgico A – Evangelho de São Mateus