O arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, anunciou na manhã desta quarta-feira, às 9h, na Rádio Aliança, o Frei Jaime Spengler, Ordem dos Frades Menores (OFM), como bispo auxiliar de Porto Alegre, nomeado pelo Papa Bento XVI, em 01 de novembro deste ano. A notícia, porém, só foi publicada às 12h. (9h. horário de Brasília) do dia 10 de novembro em Roma. Sua ordenação ocorrerá no dia 05 de fevereiro de 2011, na cidade de Gaspar, SC. Futuramente o frei será nomeado como vigário episcopal de um dos Vicariatos da Arquidiocese de Porto Alegre.
Frei Jaime Spengler, OFM
Frei Jaime Spengler nasceu no dia 06 de setembro de 1960, em Gaspar, Santa Catarina. Realizou seus fundamentais no Colégio Frei Godofredo, em sua cidade natal. Foi operário durante cinco anos.
Em 1980, então com vinte anos, ingressou no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá, SP. Em 1982 fez o Noviciado na Ordem dos Frades Menores, em Rodeio, SC. Emitiu seus primeiros votos religiosos em janeiro de 1983, na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.
Nos anos de 1983-1985 cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, em Campo largo, PR. Emitiu os votos solenes na Ordem Franciscana em 08 de dezembro de 1985. De 1986 até julho de 1987, frequentou o Curso de Teologia no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis, RJ. Em julho de 1987 foi enviado para Jerusalém, Israel, a fim de concluir o curso de Teologia. Foi ordenado diácono em 29 de junho de 1989, em Nazaré, Israel.
Retornou ao Brasil em junho de 1990, quando foi transferido para a Casa do Noviciado, para auxiliar na formação dos jovens noviços. Foi ordenado sacerdote no dia 17 de novembro de 1990 e no final deste ano foi transferido para Guaratinguetá, SP.
Atividades como sacerdote
De 1991 a 1995 atuou como mestre dos Postulantes e professor no Seminário Frei Galvão, Guaratinguetá, SP. Em 1195, foi transferido para Bragança Paulista, SP, a fim de prosseguir os estudos. Nesse mesmo ano seguiu para Roma, Itália, onde se dedicou a estudos de Filosofia, laureando-se no ano 2000 pela Pontifícia Universidade Antonianum.
Retornando ao Brasil, foi transferido para o Convento São Boaventura, Campo Largo, PR, como vice-reitor e professor do Instituto Filosófico São Boaventura. Em 2002, foi nomeado guardião da Fraternidade local. Em 2003, foi transferido para o Convento Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba, como vigário paroquial e professor de Filosofia no Centro Universitário Franciscano do Paraná (FAE).
Em 2006, recebeu obediência para a Fraternidade Bom Jesus da Aldeia, como guardião, professor e vice-presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFESBJ) – entidade mantenedora da rede de Colégios Bom Jesus e Centro Universitário Franciscano do Paraná. Em julho de 2010 assumiu as funções de pároco da paróquia Bom Jesus dos Perdões, Curitiba, e guardião da Fraternidade local, além de continuar como professor de Filosofia e vice-presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário