sábado, 16 de maio de 2015

Ascensão do Senhor



Recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e na Samaria, e até os confins da terra”. Depois de dizer isto, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não mais podiam vê-lo. Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu” (At 1,9-11)

Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam. (Lc 16,19-20)


quinta-feira, 7 de maio de 2015

Dom Agenor Girardi é transferido e será o novo Bispo Diocesano de União da Vitória, no Paraná


Nesta quarta-feira, 06 de maio, o Vaticano anunciou que Papa Francisco nomeou Dom Agenor Girardi, até esta data bispo auxiliar de Porto Alegre, para ser o novo bispo diocesano de União da Vitória, no Paraná. A referida diocese estava vacante desde abril de 2014.

A transferência foi divulgada pelo arcebispo Dom Jaime Spengler e por Dom Agenor Girardi nesta manhã, durante entrevista à Rádio Aliança: “Foram quatro anos de muito aprendizado. Sou grato pela acolhida e pelo apoio que tive (...) Não é o bispo que escolhe a diocese. É o Papa quem nomeia! Acolho com essa missão com muita esperança” disse Dom Agenor.

Na Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Agenor foi apresentado no dia 08 de abril de 2011. Desde então era o Vigário Episcopal de Canoas e recentemente passou a realizar a missão de vigário geral. Tanto em nível de arquidiocese, como no Regional Sul 3 da CNBB, era o bispo referencial para a Vida Religiosa Consagrada.

Dom Agenor Girardi será o terceiro bispo da história da Diocese de União da Vitória, que estava vacante desde a transferência de Dom João Bosco Barbosa de Sousa, OFM, realizada em abril de 2014. A posse está marcada para a sexta-feira, dia 12 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, na Paróquia Nossa Senhora do Rocio (Rua Emílio Kroni – Bairro do Rocio União da Vitória – PR).

A Diocese de União da Vitória foi criada pela Bula Pontifícia Qui Divino Consilio, do Papa Paulo VI, no dia 3 de dezembro de 1976. Foi instalada no dia 06 de março de 1977. Atualmente a diocese tem mais de 40 sacerdotes, entre eles 25 do clero secular, doze diáconos permanentes e cerca de quarenta religiosas. As paróquias são 25, com mais de 400 comunidades.

BIOGRAFIA - Dom Agenor, 63 anos, nasceu em 2 de fevereiro de 1952, em Nova Orleans, Santa Catarina. É religioso da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração. Em 22 de dezembro de 2010, o Papa Bento XVI o nomeou para bispo auxiliar de Porto Alegre. Foi ordenado bispo no dia 25 de março de 2011. Seu lema episcopal - AMETUR COR JESU (Amado seja o Coração de Jesus.). (Leia mais aqui)



Postado por Magnus Regis - Jornalista PASCOM
Em 6 de maio de 2015, às 17h 11min

Bispos comentam a nomeação de Dom Agenor Girardi para a Diocese de União da Vitória

Na Cúria Metropolitana de Porto Alegre, a notícia da nomeação de Dom Agenor Girardi como novo Bispo Diocesano de União da Vitória (PR), foi acolhida num clima de surpresa e alegria. Características como simplicidade, proximidade e humildade são as marcas da personalidade de Dom Agenor, ressaltadas por quem conviveu com o bispo.

Padre Gustavo Haas, vigário geral da arquidiocese, afirma que Dom Agenor é o que se pode chamar de alguém sempre disposto a ajudar: “Nesses meses de convivência Cúria Metropolitana, sempre que precisávamos, ele estava pronto para nos ajudar. Desejamos que em União da Vitória, ele possa exercer bem o seu ministério episcopal e que tenha ‘muita luz para guiar o seu rebanho’”, disse.

Irmão no episcopado, bem como no ofício de bispo auxiliar na arquidiocese, Dom Leomar Brustolin ressaltou que Dom Agenor é um bispo dedicado à espiritualidade. Tal dedicação se traduz em atenção às pessoas, no carinho à pastoral e o zelo pelo rebanho, a exemplo do que fez como Vigário Episcopal em Canoas: “Dom Agenor vai ajudar muito na evangelização e cuidado pastoral da Diocese de União da Vitória. Ficamos tristes pela partida, mas alegres porque a arquidiocese envia um bispo em missão. Mesmo distantes, estaremos unidos” disse.

Dom Leomar afirma ainda que, embora estejamos em dioceses diferentes, a obra de Cristo é apenas uma: “Tanto União da Vitória, como Porto Alegre vivem um tempo de profunda comunhão, de expectativa e, acima de tudo, de serenidade. Não queremos outro motivo a não ser que o Reino de Deus cresça entre nós nesse momento de transferência”.

Dom Dadeus Grins: Dom Agenor exercerá sua paternidade episcopalPara o arcebispo emérito de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, ao se tornar um bispo residencial (titular), Dom Agenor exercerá sua paternidade episcopal: “Este é um caminho normal. Nesse momento de despedida, cabe-nos a ação de graças e sentimento de gratidão. A presença de Dom Agenor foi benéfica para nós em Porto Alegre porque ele somou conosco. Sua posse será um momento bonito e feliz para a Diocese de União de Vitória”.

Já o arcebispo de Porto Alegre Dom Jaime Spengler, disse a notícia da nomeação surpreendeu a todos, uma vez que a Arquidiocese aguarda a nomeação de novos bispos para dinamizar a missão evangelizadora. Por outro lado, disse o arcebispo, o momento é de alegria, porque Dom Agenor é “alguém que sai do meio do nosso povo pra servir uma Igreja particular no Paraná”.

Dom Jaime formulou votos de que Dom Agenor faça um bom trabalho em sua nova diocese: “agradecemos o trabalho realizado entre nós, especialmente no Vicariato de Canoas. Seu jeito simples de estar entre nós, bispos do regional Sul 3 da CNBB, certamente nos marca e nos marcou bastante”, disse.

Dom Agenor, Dom Jaime e Dom Leomar: alegria em enviar um bispo em missão

Ao povo da Arquidiocese de Porto Alegre e da Diocese de União da Vitória, o arcebispo pediu orações para esse tempo de despedida e de acolhida: “Da parte do nosso povo, especialmente do Vicariato de Canoas, devemos rezar em espirito de comunhão para que ele possa ser presença de pastor no meio do povo. Ao povo de União da Vitória, pedimos para que abram os braços para acolher carinhosamente este que, segundo a nossa fé, o próprio Senhor coloca à frente de sua Igreja, pela mediação das instancias que compõe a vida eclesial no cotidiano.” Afirmou.

Diocese de União da Vitória
A Diocese de União da Vitória foi criada pela Bula Pontifícia Qui Divino Consilio, do Papa Paulo VI, no dia 3 de dezembro de 1976. Foi instalada no dia 06 de março de 1977. Dom Agenor será o terceiro bispo da história local. Atualmente, a diocese tem mais de 40 sacerdotes, entre eles 25 do clero secular, doze diáconos permanentes e cerca de quarenta religiosas. As paróquias são 25, com mais de 400 comunidades. A posse de Dom Agenor será na sexta-feira, dia 12 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, na Paróquia Nossa Senhora do Rocio (Rua Emílio Kroni – Bairro do Rocio União da Vitória – PR).

BIOGRAFIA - Dom Agenor, 63 anos, nasceu em 2 de fevereiro de 1952, em Nova Orleans, Santa Catarina. É religioso da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração. Em 22 de dezembro de 2010, o Papa Bento XVI o nomeou para bispo auxiliar de Porto Alegre. Foi ordenado bispo no dia 25 de março de 2011. Seu lema episcopal - AMETUR COR JESU (Amado seja o Coração de Jesus.)



Postado por Magnus Regis - Jornalista PASCOM
Em 6 de maio de 2015, às 17h12min