sexta-feira, 28 de março de 2014

PARÓQUIA N.Sª DA CONCEIÇÃO
SEMANA SANTA,
 a principal semana do cristão
13/4 – DOMINGO DE RAMOS
             E DA PAIXÃO DO SENHOR
9h30 – Procissão de Ramos, saindo da passarela do Trensurb, seguindo pela Av. Guilherme Schell, Rua Brig. Ivo Borges, Rua Itapeva e Rua Eng.º Rebouças até a Igreja para Missa. A bênção dos ramos será na procissão e na Igreja. Trazer ramos verdes.
Coleta Especial para a Campanha da Fraternidade! Faça a sua doação generosa na missa deste domingo! Sua oferta deve ser a expressão concreta do seu jejum quaresmal. Utilize os envelopes da Campanha para este fim!
TRÍDUO PASCAL 
na Paróquia N.Sª da Conceição
17/4 – QUINTA-FEIRA SANTA
             INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA
9h – Missa dos Santos Óleos na Catedral de Porto Alegre.
19h30 – Missa da Ceia do Senhor – “Lava-pés”
Após a missa, adoração ao Santíssimo Sacramento.
18/4 – SEXTA-FEIRA SANTA
             Dia de jejum e abstinência de carne
                                          CONFISSÕES: pela manhã
8 às 11h – Adoração ao Santíssimo Sacramento.
15h – Solene Liturgia da Paixão do Senhor.
19h30 – Via-Sacra.
19/4 – SÁBADO SANTO
             VIGÍLIA PASCAL
19h30 – Celebração da Vigília Pascal, com bênção do Fogo Santo, na frente da Igreja e preparação do Círio.  Trazer velas.
20/4 – DOMINGO DE PÁSCOA
              RESSURREIÇÃO DO SENHOR
9h30 – Missa
TEMPO DA QUARESMA
Visa preparar a celebração da Páscoa. Convida-nos para a Oração, o Jejum e a Esmola. Inicia-se na quarta-feira de Cinzas até a quinta-feira da Semana Santa.
TRÍDUO PASCAL
Celebra a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Começa na quinta-feira até sábado da Vigília Pascal, mãe de todas as Vigílias, porque celebra a Ressurreição de Jesus.
TEMPO PASCAL
Os cinquenta dias entre o domingo da Ressurreição e domingo de Pentecostes. Esses dias têm que ser celebrados como se fosse um só dia de festa, um grande Domingo.

sexta-feira, 21 de março de 2014

SACRAMENTO DA CRISMA

05 de abril, sábado, as 18h30


Dia 05 de abril, sábado, as 18h30, o Vigário Episcopal do Vicariato de Canoas, Bispo Dom Agenor Girardi, presidirá a Celebração Eucarística onde 31 jovens de nossa Paroquia receberão o Sacramento da Crisma ou Confirmação. 

Cada confirmando terá um padrinho ou uma madrinha, cuja missão é conduzi-lo à recepção do sacramento, apresentá-lo ao ministro da Confirmação para a sagrada unção e ajudá-lo depois a cumprir fielmente as promessas do Batismo segundo o Espírito Santo que recebeu.


Será uma missa especial, não será uma celebração dominical. 

quarta-feira, 19 de março de 2014

19 de março - Solenidade de São José

"Devemos olhar para o serviço humilde, concreto, rico de fé, de São José e, como ele, abrir os braços para guardar todo o povo de Deus e acolher, com afeto e ternura, a humanidade inteira, especialmente os mais pobres, os mais fracos, os mais pequeninos" (Papa Francisco).



terça-feira, 4 de março de 2014

O início da Quaresma é marcado pela imposição das cinzas.

Ao longo da Quaresma, o jejum, a oração e a esmola são sinais sensíveis da penitência com que nos preparamos para comemorar o acontecimento central da História da Salvação: a Ressurreição do Senhor, celebrada no Domingo de Páscoa.
Um rito único e tocante
A Quaresma inicia na Quarta-Feira de Cinzas. Após a Liturgia da Palavra, os fiéis participam de um rito único e tocante. Cinzas são abençoadas pelo sacerdote e cada um dos presentes aproxima-se para recebê-las em forma de cruz sobre a testa, permanecendo o resto do dia com a marca de Cristo traçada sobre suas frontes.
As cinzas como sinal de penitência
Eloquente imagem da fragilidade humana e da futilidade dos bens deste mundo, as cinzas foram desde os mais antigos tempos sinal de luto e de dor, inclusive fora do âmbito do povo de Israel. Para este, elas simbolizavam a humilhação ou a penitência do homem diante de Deus. As páginas da História Sagrada estão cheias de episódios em que os israelitas se servem das cinzas para reconhecer o nada da natureza humana diante dos desígnios do Altíssimo, antes de pedir o auxílio da onipotência divina.
Desde os primeiros tempos do Cristianismo
Desde os primeiros tempos da Era da Graça, os cristãos adotaram essa forma de manifestar a contrição e a dor, segundo é atestado por inúmeros documentos.E com o tempo, o uso da cinza foi incorporado ao rito penitencial público mediante o qual era administrado, no início da Quaresma, o Sacramento da Reconciliação.
No século XI a imposição das cinzas, antigamente reservada para os pecadores públicos, tornar-se-obrigatória para leigos e clérigos.3
A imposição das cinzas, hoje
A reforma litúrgica conciliar inseriu a cerimônia de imposição das cinzas no seio da Celebração Eucarística desse dia, embora, em caso de necessidade, possam ser administradas fora da Missa, durante uma Liturgia da Palavra.
Segundo um costume iniciado no século XII, a cinza imposta aos fiéis nesse dia é obtida pela combustão dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano precedente. Isto ressalta ainda mais a futilidade das glórias deste mundo, voláteis como a cinza que o vento leva e efêmeras como os louvores dados ao Salvador ao entrar em Jerusalém, logo mudados em gritos de condenação.
Quando nos aproximamos do sacerdote para receber as cinzas ele traça sobre nossa testa de forma bem visível o sinal da Redenção, pois não devemos ocultar diante o mundo a nossa Fé cristã, nem devemos sentir vergonha em reconhecer nossa necessidade de conversão. E, enquanto o ministro de Deus as impõe, proclama uma destas duas frases bíblicas: "Lembra-te, homem, que és pó e ao pó hás de voltar" (cf. Gn 3, 19) ou "Convertei- vos e crede no Evangelho" (Mc 1, 15).
Um sacramental de grande valor
A cerimônia de bênção e imposição das cinzas não deve ser vista apenas como uma bela manifestação de fé que deita suas raízes em antigos tempos. Muito além do seu valor simbólico e histórico, ela é um sacramental por cujo intermédio a Santa Igreja intercede ante seu Divino Esposo pelos fiéis que se acolhem a esta cerimônia e implora para eles graças de penitência e conversão.
Assim, quando ao abençoar as cinzas o sacerdote pede que Deus derrame sua bênção sobre os que vão recebê-las de forma que, "prosseguindo na observância da Quaresma, possam celebrar de coração purificado o mistério pascal" ou possamos "pela observância da Quaresma, obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova", devemos ter certeza de que, ao receber sobre nossa fronte as cinzas tornadas sagradas, Deus fortalecerá com sua graça os nossos bons propósitos para esse período de penitência.
Com as cinzas, símbolo da morte, ao longo da caminhada quaresmal, morreremos ao pecado com Cristo, e, limpos de nossas faltas, ressuscitaremos com Ele, fortalecidos para a vida nova da graça, tão bem simbolizada pelas águas regeneradoras com as quais seremos aspergidos na Vigília Pascal.
Aproveitemos mais este poderoso auxílio que Deus coloca ao nosso alcance e não tenhamos medo de fazer propósitos ousados que nos levem a uma efetiva mudança de vida. Quanto nos deveríamos sentir estimulados, diante desta convicção, a fazer um cuidadoso exame de consciência com vistas a uma boa Confissão! Estando a Santa Igreja rezando por nós, não nos faltará o auxílio necessário para chegar ao glorioso dia da Ressurreição do Senhor com uma alma inteiramente limpa e renovada.

(Revista Arautos do Evangelho, Fevereiro/2013, n. 134, p. 18-21)