sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O evangelho de Mateus - Aspectos históricos

O Evangelho de Mateus foi escrito numa época muito conturbada, e para entendermos um pouco desta época vamos ver alguns fatos da história de quando surgiram as primeiras comunidades cristãs.

A Palestina tornou-se colônia romana desde 63 a.C. pois embora os romanos tivessem o poder, os judeus tinham certa autonomia, conseguida a duras lutas,  principalmente no campo religioso.

Na época de Jesus na Palestina haviam vários territórios e alguns são citados em Mateus, Galileia e Pereia (Herodes Antipas), Samaria e Judéia (Poncio Pilatos, que residia na Cesareia).   O Templo era o centro da vida social e econômica dos judeus, casa de oração, local de peregrinações, sacrifícios, ofertas, e também servia de banco, cartório e tesouro público. No templo funcionava o Sinédrio, que era o órgão máximo do governo judaico, seu sumo sacerdote era nomeado pelo procurador romano e este somente intervinha em caso de rebelião contra o império. As sinagogas estavam próximas às comunidades cristãs e em forte tensão, pois estas se contrapunham aos costumes judaicos.

Em 70 d.C. com a destruição de Jerusalém somente o grupo dos fariseus e as comunidades cristãs sobreviveram, os outros grupos (Saduceus, sacerdotes, Essênios, Zelotes) desapareceram. Os Fariseus se refugiaram próximo ao mediterrâneo onde fundaram uma escola com a finalidade de salvar e reconstruir a religião e as tradições judaicas, mas prevaleceu a interpretação dura da lei, fechada e autoritária negando qualquer outra interpretação. Devido a este fanatismo os cristãos começaram a ser perseguidos, excomungados e tachados de traidores das tradições judaicas. Muitas dúvidas surgiram nas comunidades cristãs, principalmente entre os oriundos do judaísmo, havia dúvidas a respeito das riquezas, se era certo se tornarem seguidores de Jesus de Nazaré, se deveriam abrir ao mundo pagão seus ensinamentos, todas estas dúvidas agitavam as comunidades.

Podemos claramente perceber que Mateus queria afirmar o seguinte:
a) Quem é Jesus?
b) Como ser discípulo desse Jesus?
c) Como seguir a Jesus em comunidade?

Mateus escreveu sem esconder sua preferência pelo interior, ressaltando aspectos negativos das cidades, no seu evangelho há muitas referências ligadas aos problemas da terra (parábolas, comércio agrícola, camponeses desempregados, revoltas de camponeses). Foi neste clima de rivalidade entre campo, cidades, comunidades cristãs e fariseus que foi escrito o evangelho de Mateus, provavelmente entre os anos 80 d.C. e 90 d.C.

Ele não foi escrito de uma só vez, ele foi surgindo aos pouco, ao longo da caminhada das comunidades e teve a ajuda de varias tradições escritas e orais.