quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Frei Jaime Spengler fala sobre suas expectativas após a nomeação como bispo auxiliar de Porto Alegre

O frei Jaime Spengler concedeu entrevista especial para a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre na última segunda-feira, 29/11. Ele foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre no dia 10 de novembro de 2010. Sua ordenação acontecerá no dia 05 de fevereiro de 2011, na cidade de Gaspar, Santa Catarina, sua terra natal.

Como foi receber a notícia de que foi escolhido como novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre?

A notícia da nomeação para bispo me tomou de surpresa, e para auxiliar de Porto Alegre foi uma surpresa maior ainda. Jamais imaginei que um dia seria mandado a exercer um ministério dessa envergadura numa capital. Porto Alegre tem uma história marcante, e isso não só a nível regional, mas também nacional. Trata-se de uma Igreja Particular de importância singular.

Estive em Porto Alegre três vezes. A primeira foi quando terminei meus estudos na Europa e precisei reconhecer meu título aqui no Brasil. A PUC de Porto Alegre através do prof. Urbano Zilles conferiu tal reconhecimento. À PUC e ao prof. Zilles sou grato por isso. A segunda vez que estive na cidade foi quando da Beatificação de Barbara Maix. Naquela data já sabia de minha nomeação, embora não fosse pública ainda. Dom Dadeus já tinha ciência da nomeação. Ele me recebeu de uma forma muito bonita e simpática. Marcou-me o seu jeito de ser! Aqueles dois dias em Porto Alegre foram singulares. Um e outro achou estranha minha presença no arcebispado naquele dia, além disso, a familiaridade com D. Dadeus, D. Remídio e Núncio Apostólico creio que tenha chamado a atenção. No entanto, uma pessoa, de forma muito simples, já quando estava de partida, chegou ao meu ouvido e disse baixinho: “Seja bem-vindo! Não tenha medo!” Retribuí o abraço, sem dizer nada.

A cerimônia de beatificação foi muito bonita marcada pela alegria, mas sobretudo pela fé. Chamaram-me a atenção alguns aspectos da vida da Beata Bárbara: Fé, determinação, caridade. Das irmãs, filhas de Barbara Maix, chamou-me a atenção a decisão de abrirem uma casa em Manaus com o objetivo de fazer frente ao desafio de tráfico humano; trata-se de uma realidade desafiadora, triste e da qual poucos tem coragem de falar. Diria que faz parte de algo inerente ao próprio Evangelho: a dignificação e defesa da vida, seja em que situação esta se encontrar. Oxalá as irmãs possam levar a termo a obra inaugurada!

A terceira vez que estive na Capital foi quando da reunião dos bispos do Regional Sul 3 da CNBB. Viajei para Santa Maria com D. Remídio. Foi uma oportunidade para conversarmos e também nos conhecermos. Durante a reunião tive a oportunidade de conhecer os bispos do Rio Grande do Sul, suas preocupações, mas sobretudo suas alegrias e esperanças . Quando retornamos a Porto Alegre fui conhecer um pouco mais a cidade. Chamou-me a atenção sua extensão, como toda cidade grande, ela oferece tantas possibilidades, mas também apresenta muitos desafios. Encontrei pessoas no corre-corre do cotidiano, que trabalham, lutam pelo pão de cada dia; encontrei jovens, adolescentes, crianças, estudantes; encontrei idosos. Mas também vi delinquência, vi pobreza, vi situações de fratura social. Tudo isso fala de um desafio! Fala do desafio de ser presença evangelizadora no meio de uma realidade complexa!

Diante de tudo isso, diria o seguinte: estou indo para Porto Alegre com boa disposição! Pronto para ‘o que der e vier’. Gosto do que sou e gosto do que faço. Encontrei pessoas nessa nova realidade, muito acolhedoras. Creio que tudo isso concede o necessário para um bom trabalho. No mais, que o bom Deus nos ajude!

Como está sua preparação para o dia da ordenação, em 05 de fevereiro de 2011?

A preparação está andando. Na verdade, estou sobrecarregado. Fui nomeado bispo auxiliar, mas continuo como superior do Convento e pároco aqui em Curitiba, além de professor e das atividades junto à Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus – entidade mantenedora da Rede de Colégios Bom Jesus. Minha agenda está tomada até o dia 22 de dezembro. Na noite de Natal pretendemos inaugurar o restauro do presbitério da matriz aqui em Curitiba. Depois disso pretendo ir me liberando.

Em janeiro pretendo ir novamente a Porto Alegre; pretendo estar presente na celebração do dia 01 de janeiro de 2011 – solenidade da Mãe de Deus. Quero me preparar para a ordenação; pretendo fazer um bom retiro, de uns 10 dias. Pretendo ir para um eremitério em Santa Catarina, onde eu possa me dedicar à leitura, meditação e oração. A ordenação é um momento único! Um momento de celebração litúrgica, marcado pela fé. E isso a requer recolhimento!

Quanto à celebração e comemoração da ordenação existem várias pessoas empenhadas na preparação. A ordenação ocorrerá num sábado de manhã, 05/02/2011, às 09h30 da manhã. Escolhi realizar a ordenação na minha terra natal devido ao fato de meus pais estarem já bastante idosos, e devido à comemoração dos 150 anos de fundação da Freguesia de São Pedro Apostolo. Dali partiram missionários que a mais de um século fundaram não poucas comunidades de fé no interior do Vale do Itajaí (SC). Para a paróquia se trata de uma celebração ímpar. O horário escolhido visa facilitar a participação seja de bispos, seja de sacerdotes e religiosos, seja dos fiéis. Nesse período do ano, temos temperaturas elevadas. Na parte da manhã temos temperaturas mais agradáveis.

A Paróquia de Gaspar (SC), está empenhada em preparar bem esse evento. O pároco, frei Germano Guesser (ofm), quer propiciar boa acolhida a todos que desejarem participar desse momento de graça. Existe a preocupação com hospedagem, alimentação, acolhimento para todos. Foram criadas equipes de serviço que estão empenhadas em oferecer o melhor.

Quais suas expectativas como bispo auxiliar da maior província eclesiástica do país?

Minhas expectativas são as de poder servir da melhor forma possível a Igreja presente em Porto Alegre. Vou para a cidade levando meu coração, minha mente, minha história marcados pelo espírito franciscano. Assumi a nomeação em espírito de ‘obediência e reverência ao Santo Padre’. Tenho a convicção que ser ministro do Evangelho na realidade contemporânea requer boa disposição, equilíbrio, amor pelo Evangelho e fé. É o Senhor que chama: “não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi...” Isto proporciona uma certa serenidade. Aquele que chama, também inspira, orienta, sustenta, corrige.

A Arquidiocese de Porto Alegre possui um bom número de sacerdotes, diáconos e seminaristas. Possui muitos religiosos e religiosas. É uma Igreja atenta à missão, e à “ad gentes”. Tudo isso está dizendo de um vigor, de uma força que a sustenta. Portanto, não se pode ter medo. O que sinto é ‘temor e tremor’. Temor porque conheço minhas limitações, fraquezas, fragilidade; tremor pelas proporções da Arquidiocese, e pelos desafios e exigências da contemporaneidade. Mais: a Arquidiocese possui sobretudo uma multidão de homens e mulheres de ‘boa vontade’, e que de tantos modos estão engajados nos diversos setores da sociedade; e ali, muitas vezes de forma discreta - senão anônima, estão empenhados em viver os valores do Evangelho! Assim, todos juntos, de mãos dadas, com o olhar voltado para aquele no qual “vivemos, nos movemos e existimos”, haveremos de nos tornar sempre mais ‘servas e servos humildes da vinha do Senhor’, engajados na obra da construção de uma “Terra sem males”.

Ao final da entrevista, o frei deixou uma bela mensagem ao povo gaúcho que lhe aguarda.

O ano de 2010 está chegando ao seu tramonto. O Natal está à porta. Natal é para nós a celebração da ternura, do aconchego, celebração da Palavra que se faz pequena; tão pequena que cabe numa manjedoura. A Palavra se fez carne, se fez criança a fim de podermos compreendê-la. Na encarnação, no Natal a Palavra assumiu um rosto: o rosto de Jesus de Nazaré. Desse homem, que como diz São Pedro nos Atos dos Apóstolos, “passou por entre nós fazendo o bem”. Nós, hoje, somos os discípulos e as discípulas desse homem! O Natal está sempre e de novo recordo este evento: O evento da Palavra que assumiu rosto humano, e que nos pede para viver em “justiça e piedade”.

Francisco de Assis queria ver com os olhos da carne como isso aconteceu. Por isso pediu a seus frades que representassem plasticamente esse evento. Nasceu assim a representação do Natal: o presépio. Hoje, em não poucas praças, lares, Igrejas continuamos a representar esse evento. Vendo com os olhos da carne, somos convocados a transpor o olhar, ou seja, perceber o que significa sermos amados por Deus. É isso que o Natal sempre e de novo quer nos recordar: Deus nos ama!

Gostaria de desejar a todos um santo e abençoado Natal. Que o menino Deus – o rosto humano de Deus – possa renascer em cada pessoa, em cada família, em cada grupo social. Que tudo aquilo que o Natal inspira – paz, harmonia, amor, serenidade, justiça, fé – possa se tornar realidade no seio de nossa sociedade.

Dia 01 de janeiro estaremos celebrando a solenidade da Mãe de Deus, padroeira da Arquidiocese de Porto Alegre. Também nesse dia estarão tomando posse os novos representantes do povo, tanto na esfera política nacional, quanto estadual. Por isso, gostaria de saudar as mulheres e os homens que se dedicam à atividade política, desejando que as virtudes da Mãe de Deus – presteza, sensibilidade para as necessidades do povo, solidariedade, atenção à tradição, oração – sejam de inspiração e de orientação para todos nós que recebemos a tarefa, o ministério de nos colocar a serviço do nosso povo atentos, especialmente, às necessidades dos mais necessitados e dos mais fracos. Que o bom Deus abençoe a todos.

Fonte: http://www.arquidiocesepoa.org.br/paf.asp?catego=11&exibir=147

Padre Agenor Girardi é nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre

O arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, anunciou nesta quarta-feira, 22, na Rádio Aliança a nomeação do pe. Agenor Girardi (MSC), como novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. Padre Agenor, que a partir de agora passa a ser monsenhor, é pároco da paróquia São José, que fica no município de Francisco Beltrão, no Parana. Ele aguarda a data de sua ordenação, que será marcada para o ano de 2011.

Suas primeiras palavras após a nomeação foram: “Quero saudar com estima e espírito de comunhão fraterna, em primeiro lugar nosso arcebispo Dom Dadeus Grings, também Dom Altamiro Rossato, arcebispo emérito, bem como o bispo auxiliar Dom Remídio José Bohn, e o futuro bispo auxiliar, Frei Jaime Spengler.

Quero saudar também os meus irmãos presbíteros do clero diocesano, como os de congregações religiosas. Tenho presente aqui as pessoas de Vida Consagrada, os religiosos e as religiosas, os seminaristas e ao povo pertencente a esta circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no estado do Rio Grande do Sul, as comunidades, as pastorais, os movimentos eclesiais, e as lideranças leigas.

Com espírito de fé e obediência aceitei o pedido de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, para ser bispo auxiliar. A notícia da nomeação me deixou muito surpreso, e mais surpreso ainda fiquei quando escutei o nome de Porto Alegre, uma Igreja Particular de tamanha extensão e tantos desafios pastorais.

Com humildade e espírito de abertura, estando atento aos apelos do Espírito, sabendo também de minhas limitações é que desejo servir da melhor maneira possível, ouvir muito e construir a comunhão eclesial entre nós.

Confiando na graça de Deus, contanto com vosso apoio e orações meu coloco a serviço desta nova missão que a Igreja me pede. Que Maria, Mãe de Deus, a nossa padroeira, nos proteja sempre.

Com meus votos de um santo Natal pleno de amor e de paz e os melhores votos para 2011, me despeço com minhas preces e meu abraço fraterno!”

Padre Agenor Girardi, MSC

Nascido em 02 de fevereiro de 1952, em Orleans, Santa Catarina, Diocese de Tubarão, é missionário do Sagrado Coração. Emitiu votos de profissão religiosa da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, em 01 de fevereiro de 1982. Foi ordenado sacerdote em 05 de setembro de 1982.

Formação

Realizou o ensino fundamental no Seminário Menor São José, em Francisco Beltrão, Diocese de Palmas – Francisco Beltrão, Parana (1966/70), após cursou o ensino médio no Colégio Estadual Mario de Andrade, em Francisco Beltrão (1971/77); estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo (1975/77); cursou Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, SP (1979/1982); também realizou o curso de especialização em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma; também fez o Curso de Espiritualidade no CETESP, no Rio de Janeiro, RJ.

Serviços como sacerdote

Atuou como vigário paroquial na Paróquia Santa Rita de Cássia em Marmeleiro, Diocese de Palmas – Francisco Beltrão, PR, em 1982; após foi pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração, Curitiba, PR, no período de 1999/2001; também foi vigário paroquial da Paróquia São José, em Francisco Beltrão, de 2002 a 2009; é membro do Conselho Presbiteral da Diocese de Palmas – Francisco Beltrão, desde 2007; e pároco da Paróquia São José Diocese de Palmas - Francisco Beltrão, que assumiu no ano de 2009.

Encargos como religioso

Foi vice diretor do Seminário São José, em Francisco Beltrão, no ano de 1983; diretor do Seminário São José, em Francisco Beltrão, de 1984 a 1988; mestre de noviços em Pirassununga, Diocese de Limeira, SP, no período de 1991 a 1995; coordenador do CETESP, no Rio de Janeiro, RJ, de 1996 a 19998; superior da Comunidade de Curitiba, Parana, entre 1999 e 2001; reitor da Casa de Teologia em Curitiba, Parana entre 2001 e 2002; e assessor da CRB para orientação de retiro e outros cursos para vida consagrada.


Fonte: http://www.arquidiocesepoa.org.br/paf.asp?catego=11&exibir=183

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Como será o ano de 2011???

Por Berenice Tricerri Ferreira

A esta altura não param de pipocar as “predições” relativas ao ano que desponta. É vasta a divulgação sobre o que as cartas, os búzios, os astros, e tantas outras práticas – para as quais vemos clara proibição de Deus em Deuteronômio 18 – “dizem” estar reservado para o mundo em termos de política, de economia, de catástrofes, de acontecimentos positivos, etc., etc., etc. Na esfera da vida pessoal muitos recorrem à “simpatias” ou “meios mágicos” que venham lhes garantir “sorte” no amor, prosperidade nas finanças, saúde plena, etc., etc., etc.

Mas o que afinal de fato acontecerá no ano de 2011???

Isso, só Deus sabe!!!

A grande certeza, e que há pouco comemoramos, é: um Menino nos foi dado e seu nome é Jesus, nosso Senhor e Salvador. Se realmente cremos nisto, então não há motivo para desassossegos, para antecipações. Nosso Deus, que é o Amor perfeito, só tem planos de amor para as nossas vidas. É por este motivo que mesmo as pedras que vamos encontrando ao longo do caminho, quando por nós não desperdiçadas, acabam se constituindo em degraus que nos permitem subir a patamares mais elevados de crescimento, de amadurecimento, de conhecimento, de santidade. “Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus”, nos afirma São Paulo em Rm 8,28.

Teremos, pois, sim, inúmeras alegrias e realizações, mas também dificuldades a enfrentar no ano de 2011. Para saber disso não precisamos ser adivinhos. Esta é a dinâmica da vida. Importa é procurarmos viver bem o presente, que é um inestimável "presente" ofertado a nós, e confiantemente entregarmos nosso futuro nas mãos do Senhor do tempo e de todas as coisas visíveis e invisíveis... Nas mãos Daquele que tudo vê e sabe (Deus é Onisciente), que tudo pode (Deus é Onipotente), e que a todo instante, em todos os lugares, conosco está (Deus é Onipresente).

Em Mateus 6,31-34, Jesus nos fala: "Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo".. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado O verbo "buscar" lembra-nos que a confiança e espera no Senhor por parte do cristão são ativas, e não passivas e alienantes. Deus chama-nos a colaborar com a sua graça.

A palavra de Deus e sua imutável fidelidade representam sólida base onde podemos ancorar sem reservas nossa confiança. Como refere o Cardeal Van Thuan em uma de suas preciosas obras intitulada Cinco Pães e Dois Peixes, “a humanidade encontra-se muito incerta, confusa e preocupada, mas a palavra de Deus não desaba: percorre a história e, na mudança dos acontecimentos, permanece estável e luminosa”. Deus jamais desprezou e tampouco abandonou àqueles que a Ele se confiaram, que Nele esperaram. Mesmo quando somos infiéis Deus permanece fiel, e não pode desdizer-se (2Tm 2,13). Deus não desiste de nós em circunstância alguma.

Uma vez fiel, e sendo o amor perfeito, Deus não pode deixar de nos amar. Portanto, continuará a percorrer nossa história de vida com seu amor ágape. Deus não esquece de nós jamais: “Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca. Eis que estás gravada na palma de minhas mãos, tenho sempre sob os olhos tuas muralhas” (Is 49,15-16).

Assim, podemos iniciar este Ano Novo fazendo coro com a voz de São Paulo e do Salmista: “Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas que por todos nós o entregou, como não nos dará também com Ele todas as coisas?” (Rm 8,31-32). Descansa, pois, ó minha alma, “confia ao Senhor a tua sorte, espera nele: e ele agirá” (Sl 36,5).

FELIZ ANO NOVO!!!



fonte: http://www.mundoalegraivos.com/2010/12/como-sera-o-ano-de-2011.html

Pior sapato para se usar...

RIO - O maior inimigo dos pés das mulheres é o salto alto, certo?

Errado, segundo um ranking feito pela Associação Americana de Podólogos.

Para os especialistas, os piores calçados são os chinelos e as sandálias tipo rasteirinha, seguidos pelo salto agulha e os sapatos de bico fino.
Os melhores sapatos são aqueles que dão apoio ao calcanhar, não comprimem os dedos e têm cadarços ou tiras que seguram o calçado no lugar - explica o podólogo Andrew Shapiro, que coordenou o levantamento.

Confira como alguns sapatos podem prejudicar a sua saúde:

Chinelos e sandálias rasteirinhas: Segundo Shapiro, o problema não é usar chinelos, mas sim usar estas sandálias como se fossem sapatos normais.
Chinelos são para a praia ou para a piscina, não para longas caminhadas ou para serem usados o dia inteiro.
Eles deixam o pé solto, não oferecem suporte ao calcanhar e ainda forçam o joelho.
Seu uso prolongado aumenta o risco de dores na lombar, tendinite e fascite plantar, uma dor intensa na sola dos pés. Como não protegem a região, também aumentam o risco de dedos quebrados, torções, bolhas e arranhões.


Salto agulha: Quanto mais alto for o sapato, maior é o seu efeito negativo nos pés e na coluna. Qualquer sapato com mais de cinco centímetros de salto é prejudicial, principalmente se for do tipo agulha, afirma Shapiro.
Usar salto todo dia encurta o tendão de Aquiles e causa dores nos pés, nas pernas, quadris, na lombar e até na cervical.
- Além disso, o salto alto e fino coloca muita pressão nos dedos e na sola. Isto pode causar uma dor crônica ou até mesmo fraturas microscópicas na planta do pé.
A melhor solução é não usar salto alto todo dia.
Se isto for impossível, Shapiro recomenda não usar saltos com bico fino, que causam a maior pressão nos dedos, e indica palmilhas de gel, à venda em farmácias, para aliviar a pressão.

Sapatos de bico fino: Não importa se são altos ou baixos. Os dois tipos aumentam a pressão na planta e nos dedos.
O uso prolongado pode causar uma inflamação crônica dos nervos entre os dedos dos pés, que costuma melhorar apenas com injeções, fisioterapia ou até mesmo cirurgia.
Para Shapiro, o melhor mesmo é evitar este tipo de calçado.
Outra solução é comprar o sapato meio ou um número maior para aumentar o espaço entre os dedos.

Sapatilhas: Os sapatos baixos que viraram moda nos últimos anos são quase tão perigosos quanto os chinelos, alerta Shapiro.
Isto porque eles não apóiam o calcanhar e também deixam os pés soltos.
Assim como as sandálias rasteiras, elas aumentam o risco de tendinites, dores nos joelhos e na lombar, e inflamações crônicas na sola dos pés.

O ideal é comprar uma sapatilha com uma sola um pouco mais grossa e um salto pequeno, de um ou dois centímetros, para aliviar a pressão no calcanhar e na coluna.

Fonte: O Globo de 07/12/10